Mas, finalmente, naquele dia, o próprio Senhor do Universo será a glória e o orgulho de Israel, uma bela coroa para os que sobrarem dentre o seu povo. Isaías 28.5
Leitura diária na versão Bíblia Viva - Portugués


Jeremias 19
Jeremias 20
Jeremias 21
Jeremias 22
João 8.48-59

Jeremias 19


1
O SENHOR ME DEU a seguinte ordem: Compre um jarro de barro; chame alguns líderes do povo e dos sacerdotes e vá ao Vale do filho de Hinom, que dá para o Portão do Oleiro. Lá, você deve anunciar as palavras que Eu lhe falar.
3
Então o Senhor falou aos homens que me acompanhavam: Ouçam a palavra do Senhor, reis de Judá e moradores de Jerusalém! O Senhor do Universo, o Deus de Israel, avisa: Vou trazer um terrível castigo sobre este lugar; quem ouvir o que aconteceu a Jerusalém vai sentir os ouvidos zumbirem;
4
Porque esse povo Me abandonou e fez deste vale um lugar vergonhoso. Aqui eles queimavam incenso a ídolos - falsos deuses que os antigos israelitas e os primeiros reis de Judá jamais adoraram. Eles encheram este vale com o sangue de criancinhas inocentes!
5
Construíram altares ao deus Baal e aí queimaram seus filhos como sacrifício, um pecado tão horrível que Eu não seria capaz de imaginar, quanto mais ordenar!
6
Mas está chegando o dia, diz o Senhor, em que este vale não será mais chamado Tofete, nem Vale do filho de Rinom, mas o "Vale da Matança".
7
Aqui os planos de defesa feitos pelos generais de Judá irão por água abaixo. Aqui os soldados de Judá serão mortos pelos inimigos, e os corpos ficarão espalhados sobre a terra, para serem comidos pelos urubus e pelos animais ferozes.
8
Vou riscar Jerusalém do mapa; quem passar por aqui, vai abrir a boca de espanto ao ver a desgraça que Eu trouxe sobre esta cidade.
9
Farei o inimigo cercar Jerusalém por tanto tempo que a comida e a água acabarão. Então os moradores de Jerusalém começarão a comer seus próprios filhos e filhas, e a carne uns dos outros!
10
E agora, Jeremias, quebre o jarro à vista de todos esses homens que vieram até aqui com você
11
e diga a eles o seguinte: Esta é a mensagem do Senhor do Universo: Vou quebrar Jerusalém e seu povo em pedaços, como Jeremias quebrou este vaso! E, da mesma maneira que é impossível consertar este vaso, será impossível refazer o povo de Jerusalém. A matança será tão horrível, que não será possível enterrar os mortos; os corpos serão jogados no Vale do Nojo.
12
E Jerusalém também será um lugar imundo e nojento, cheio de corpos mortos espalhados pelas ruas. Eu mesmo farei isso acontecer.
13
Eu mesmo encherei as casas de Jerusalém de gente morta. Eu mesmo vou deixar impuras as casas de Jerusalém, inclusive os palácios; sim, todas as casas em cujos terraços os moradores de Jerusalém queimaram incenso aos seus deuses estrela, e derramaram vinho como oferta a seus ídolos, ficarão cheias de cadáveres.
14
Quando Jeremias voltou ao Vale do filho de Hinom, onde o Senhor mandou que ele profetizasse, foi ao pátio do Templo e lá disse a todo o povo:
15
O Senhor do Universo, o Deus de Israel, declara: vou trazer sobre esta cidade e sobre as vilas ao seu redor todos os sofrimentos que prometi, porque vocês se recusaram a ouvir e obedecer as minhas palavras.

topo

Jeremias 20


1
QUANDO PASUR, FILHO do sacerdote Imer, responsável pelo Templo do Senhor, ouviu Jeremias anunciando essas coisas
2
mandou prender o profeta. Depois Jeremias foi chicoteado e amarrado ao tronco, que estava junto à porta de Benjamim, no Templo.
3
Pasur deixou Jeremias preso ao tronco durante toda a noite. No dia seguinte, quando Pasur soltou Jeremias, ele disse: "Pasur, o Senhor mudou o seu nome; de hoje em diante o seu nome será 'O Homem Cercado pelo Medo'".
4
"Além disso, o Senhor diz que vai provocar medo em você e em todos os seus amigos, e verá cada um deles morrer na guerra. O Senhor vai entregar todo o povo de Judá ao rei de Babilônia. Esse rei levará o povo para sua terra como escravo, e matará muita gente por lá".
5
"Eu entregarei aos inimigos todas as riquezas de Jerusalém, conseguidas com o esforço de seus moradores. Todos os tesouros ajuntados pelos reis de Judá - o ouro, a prata e as pedras preciosas - tudo isso eu darei aos inimigos, e eles levarão para a Babilônia," diz o Senhor.
6
"E quanto a você, Pasur, será levado como escravo para Babilônia, com toda a sua família. Lá você vai morrer e lá será enterrado. E isso não vai acontecer só com você; acontecerá com toda essa gente, para quem você anda profetizando mentiras."
7
Então eu disse a Deus: "O Senhor me convenceu a ser profeta, e eu aceitei pensando que seria protegido. O Senhor foi mais forte do que eu e me obrigou a anunciar suas palavras. E veja o resultado! Hoje toda a população de Jerusalém ri às minhas custas!
8
Por que sempre me obrigou gritar alto, anunciando castigo e destruição? Por causa disso, todos zombam de mim e já não posso sair à rua sem passar vergonha!
9
E apesar de tudo isso, não posso deixar de falar sobre o Senhor. Se penso em parar, as suas palavras queimam como fogo no meu coração e nos meus ossos; o sofrimento é tanto que não posso agüentar.
10
Por todos os lados, gente me ameaça, dizendo baixinho: 'Nós vamos contar ao rei que você anda espalhando essas notícias!' Até os meus amigos íntimos estão esperando que eu cometa algum erro. 'Ele vai cair na sua própria armadilha', dizem eles, 'e então iremos à forra!'
11
Mas o Senhor está ao meu lado, como um soldado valente e forte! Por isso os planos dos meus inimigos falharão, e eles não conseguirão me destruir. Em vez disso, eles é que serão envergonhados e desprezados, e ficarão marcados para sempre; ninguém vai esquecer a loucura dessa gente que tentou lutar contra Deus.
12
Ó Deus de todo o Universo, o Senhor sabe quem é justo e conhece bem os pensamentos e emoções de todos os homens. Permita que eu veja o seu castigo sobre essa gente, porque eu entreguei minha vida nas suas mãos.
13
Por isso, cheio de gratidão, eu cantarei ao Senhor, e louvarei ao Senhor. Quando eu mais precisava de ajuda, Ele me livrou de quem queria me matar.
14
Apesar disso, maldito seja o dia em que eu nasci! Nunca se diga que o dia do meu nascimento foi um dia feliz.
15
Maldito o homem que disse a meu pai, "Nasceu! É um menino!"
16
Tomara que esse homem seja destruído como as antigas cidades que o Senhor destruiu, sem dó nem piedade. Que ele viva cheio de medo, ouvindo barulho de guerra o dia inteiro!
17
Por que Deus não me matou enquanto eu ainda estava no ventre da minha mãe? Por que o ventre de minha mãe não foi também a minha sepultura? Por que ela não morreu em plena gravidez?
18
Afinal, para que eu nasci? Toda a minha vida foi só sofrimento e cansaço; e agora, de dia e de noite eu passo vergonha em toda a parte!

topo

Jeremias 21


1
CERTA OCASIÃO, o rei Zedequias mandou Pasur, filho de Malquias, e o sacerdote Zefanias, filho de Maaséia, pedirem o seguinte ao profeta Jeremias: "Peça ao Senhor para Ele nos ajudar. Nabucodonosor, rei de Babilônia, está nos atacando! Quem sabe o Senhor não faria novamente um de seus grandes milagres, como nos velhos tempos, obrigando Nabucodonosor a nos deixar em paz!"
3
Então Jeremias respondeu: "Voltem e digam ao rei Zedequias a resposta do Senhor, o Deus de Israel: Hoje vocês estão combatendo os exércitos de Nabucodonosor fora de Jerusalém, mas Eu vou obrigar seus soldados a recuar! Eles não conseguirão deter o avanço dos caldeus, e acabarão cercados em Jerusalém, lutando dentro dos muros da cidade,
5
Eu mesmo vou lutar contra vocês, com meu grande poder, porque estou muito irado.
6
Vou encher Jerusalém com uma terrível epidemia; homens e animais morrerão de peste.
7
Depois de tudo isso, entregarei nas mãos de Nabucodonosor, rei de Babilônia, a Zedequias, rei de Judá, os seus servos e todo o povo que conseguir escapar da guerra, da fome e da peste. Nabucodonosor não vai ter pena de ninguém; mandará matar muita gente, sem dó nem piedade.
8
Mais tarde o Senhor me disse: Avise a todo o povo de Judá que o Senhor diz: Vocês têm uma escolha a fazer - a vida ou a morte!
9
Quem vier se proteger em Jerusalém, acabará morrendo - na guerra, de fome ou de peste, Quem sair de Jerusalém e se render aos exércitos caldeus, que cercam a cidade, viverá.
10
Estou firmemente decidido a acabar com esta cidade, diz o Senhor. Sou inimigo de Jerusalém, e entregarei a cidade nas mãos do rei de Babilônia, Jerusalém será queimada de alto a baixo, de um lado ao outro!
11
E este é o aviso do Senhor ao rei de Judá e à família real: ouçam o que diz o Senhor! Comecem imediatamente a julgar com justiça; não deixem mais o pobre ser explorado pelo rico. Se vocês não fizeram isso, o fogo da minha ira vai se acender por causa dos seus terríveis pecados, um fogo que ninguém será capaz de apagar!
13
Eu vou lutar contra Jerusalém, a cidade cercada de montanhas. Vou lutar contra esse povo que diz: "Estamos seguros aqui. Quem seria capaz de chegar até aqui para nos atacar?"
14
Eu mesmo vou castigar todos vocês, por causa de todas as suas maldades, diz o Senhor. Esta cidade vai ser como uma floresta em chamas; o fogo que vou acender vai queimar Jerusalém inteirinha!

topo

Jeremias 22


1
DEPOIS DISSO O Senhor me disse: Vá ao palácio real e, na presença do rei, anuncie esta mensagem.
2
Escute bem as palavras do Senhor, rei de Judá! Escutem todos vocês, servos do rei! Escute você também, povo de Jerusalém!
3
O Senhor ordena: Sejam honestos e justos! Não deixem o pobre ser explorado pelo rico! Não maltratem os estrangeiros, cuidem dos órfãos e das viúvas! Acabem com a violência em Jerusalém, e parem imediatamente de matar criancinhas inocentes para oferecer aos seus falsos deuses!
4
Se vocês cumprirem minha ordem, a família de Davi continuará a reinar em Jerusalém, com a mesma riqueza de antes, com seus belos carros e cavalos, governando um povo rico e feliz.
5
Mas, se vocês não Me obedecerem, juro por Mim mesmo, diz o Senhor, que este palácio será transformado num monte de ruínas.
6
E esta é a mensagem do Senhor a respeito do palácio do rei de Judá: Para Mim, você é belo e precioso como os campos de Gileade e as florestas do Líbano, mas Eu o destruirei; você ficará reduzido a um monte de ruínas desertas, vazias.
7
Já escolhi os homens que vão destruir você; eles trarão as ferramentas, arrancarão as belas tábuas de cedro e jogarão todas elas no fogo.
8
Pessoas de vários povos passarão por aqui e perguntarão: "Por que o Senhor fez isso? Por que destruiu completamente esta grande cidade?"
9
E a resposta será: "Porque os moradores desta cidade não cumpriram o trato que tinham feito com o Senhor, seu Deus. Deixaram o Senhor de lado, adoraram outros deuses!"
10
Não chorem pelo rei Josias, que morreu na batalha! Chorem com muita tristeza pelo rei Jeoacaz, que foi levado prisioneiro para o Egito; ele nunca mais verá o seu país, não voltará jamais à terra onde nasceu!
11
Isto é o que o Senhor pensa a respeito de Jeoacaz, que se tornou rei em lugar de seu pai, Josias, e foi arrancado do trono pelo rei do Egito: Ele nunca mais voltará para Jerusalém.
12
Morrerá na terra para onde foi levado como escravo; nunca mais verá a terra de Judá.
13
E você, rei Jeoaquim, também está condenado! Para construir o seu belo palácio, você está obrigando homens a trabalhar como escravos. Você não dá aos trabalhadores o salário, e assim cada parede está cheia de injustiça, cada quarto está cheio de violência e exploração.
14
Você pensa consigo mesmo: "Vou construir um palácio magnífico, com salas espaçosas e janelas bem grandes. Vou revestir as paredes com tábuas de cedro e pintar as salas de vermelho."
15
Mas um belo palácio não faz um bom rei! Sua nova casa pode ter tanto cedro quanto o antigo palácio, mas isso não vai firmar o seu reino. Você sabe por que seu pai, Josias, teve um reinado longo e abençoado por Deus? Porque foi um rei justo e bondoso!
16
Ele cuidou dos pobres e resolveu os problemas dos necessitados. Por isso, tudo correu bem para ele. É isso que significa Me conhecer de perto, diz o Senhor.
17
Mas você, você só pensa em ajuntar riquezas e para isso, faz planos desonestos. Você mata os inocentes, explora os pobres e arranca dinheiro de quem já não tem mais nada para dar!
18
Por causa disso, esta é a ordem do Senhor, acerca de Jeoaquim, que se tornou rei de Judá em lugar de Josias, seu pai: Ninguém vai chorar de tristeza quando ele morrer. Nem sua família nem os seus servos!
19
Ele será enterrado como se enterra um burro morto: seu corpo será arrastado pelas ruas de Jerusalém e jogado no montão de lixo que fica fora da cidade.
20
Jerusalém, chore de desespero porque todos os seus antigos aliados desapareceram! Suba às montanhas do Líbano e grite por eles! Procure por eles nos montes de Basã! Vá às montanhas de Abarim e chame seus amigos! Sumiram, todos eles!
21
Quando você era rica e vivia em paz, Eu avisei dos perigos, mas você respondeu: "Não me aborreça!" Isso acontece desde que você ainda era uma cidade jovem; você nunca quis Me escutar.
22
Agora, de repente, todos os seus líderes foram levados pelo vento; as nações que tinham feito um tratado de ajuda com você, foram levadas presas como escravas. Dentro em breve, com certeza, você também será castigada e envergonhada, por causa de sua maldade!
23
Você, rei de Jerusalém, que vive à vontade, no luxo de um palácio coberto de cedro, vai gemer e gritar de sofrimento e de dor - como uma mulher que está dando à luz!
24
E a respeito de Conias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, o Senhor diz o seguinte: Mesmo que Conias fosse o anel com que Eu confirmo minhas ordens, Eu o arrancaria e jogaria fora. Ouça bem, Conias! Eu vou entregar você nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, e dos exércitos caldeus. Você tem muito medo deles, não é? Pois Eu o entregarei a quem deseja matar você!
26
Você e sua mãe serão levados para uma terra distante e lá morrerão.
27
Nunca mais voltarão a esta terra, da qual tanto gostam.
28
Conias não passa de um prato quebrado, jogado fora! Ele e seus filhos serão levados para longe, para uma terra que não conhecem.
29
Ó terra, terra, terra! ouça a palavra do Senhor!
30
O Senhor diz: Quando for feita a contagem do povo de Judá, Conias deve ser registrado como um homem que não teve filhos. A sua vida não valeu nada e a de seus filhos também não vai valer. Por isso, nenhum deles vai se assentar sobre o trono de Davi, para reinar em Judá.

topo

João 8

48-59
48
"Seu samaritano! Estrangeiro! Diabo!" gritaram os líderes judaicos. "Não dissemos o tempo todo que Você tem demônio?" "Não"; disse Jesus, "Eu não tenho demônio em Mim. Porque Eu honro o meu Pai - e vocês Me desonram.
49
"Seu samaritano! Estrangeiro! Diabo!" gritaram os líderes judaicos. "Não dissemos o tempo todo que Você tem demônio?" "Não"; disse Jesus, "Eu não tenho demônio em Mim. Porque Eu honro o meu Pai - e vocês Me desonram.
50
Embora Eu não tenha desejo nenhum de Me fazer grande, Deus quer isto para Mim e julga (a todos os que me rejeitam).
51
A pura verdade é que: Todos que Me obedecem, jamais morrerão!"
52
Os líderes dos judeus disseram: "Agora sabemos que Você está dominado pelo demônio. Até Abraão e os profetas mais poderosos morreram, e Você ainda diz que obedecer-Lhe vai livrar um homem da morte!
53
Quer dizer que Você é maior do que o nosso Pai Abraão, que morreu? E maior do que os profetas, que morreram? Quem você pensa que é?"
54
Então Jesus disse isto: "Se Eu estou apenas exaltando a Mim mesmo, isto não tem valor. Porém é o Meu Pai - e vocês dizem que Ele é o seu Deus - quem está dizendo estas coisas gloriosas a meu respeito.
55
Mas vocês nem reconhecem a Deus. Eu, sim. Se Eu falasse de outra maneira, seria um mentiroso tão grande quanto vocês! Mas é verdade - Eu conheço o Pai , a quem obedeço sempre.
56
Abraão, pai de vocês, quando soube que Eu vinha, ficou alegre".
57
Os líderes judaicos: "Você não tem nem cinqüenta anos de idade - certo? E como viu Abraão?
58
Jesus: "A pura verdade é que Eu já existia antes de Abraão nascer!"
59
Neste ponto os líderes judaicos apanharam pedras para matar Jesus, mas Ele Se ocultou deles e deixou o Templo.

topo
Únete a nuestra comunidad
Facebook
Twitter