Vocês lembram como fizeram com que Ele ficasse irado em Horebe? Ele estava a ponto de acabar com vocês! Na ocasião, eu estava no alto do monte, recebendo o contrato que o Senhor tinha feito com vocês - as duas tábuas de pedra com as leis escritas nelas. Fazia quarenta dias e quarenta noites que eu estava lá e durante esse tempo todo não comi nem bebi nada. Deuteronômio 9.9
Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português


Isaías 15
Isaías 16
Isaías 17
Isaías 18
Hebreus 9.1-10

Isaías 15


1
ESTA É A MENSAGEM de Deus para o povo de Moabe: Numa só noite, suas cidades de Ar e Quir serão destruídas.
2
Em Dibom o povo vai aos templos para chorar, pelo triste destino dos montes Nebo e Medeba. Em sua tristeza eles raspam as cabeças e cortam as barbas.
3
Todos andam pelas ruas vestidos de pano de saco e gritam nas praças; em todas as casas se ouve alguém chorando.
4
Os gritos e o choro dos moradores de Hesbom e Eleale podem ser ouvidos até em Jaaz. Os soldados mais valentes de Moabe gritam de medo.
5
O meu coração chora por causa de Moabe! Os moabitas fogem para Zoar e Eglate. Sobem chorando a ladeira de Luite e descem o caminho de Horonaim gritando de desespero,
6
porque até as águas do Rio Ninrim secaram! Os pastos verdes secaram e as plantas que havia junto ao rio sumiram.
7
Desesperados, os moabitas que fogem levam apenas um pouquinho do muito que tinham. Fogem, atravessando o Riacho dos Salgueiros.
8
De uma fronteira à outra, de norte a sul, Moabe é uma terra que chora.
9
As águas do riacho de Dimom ficarão vermelhas de sangue. Mas esse não será todo o meu castigo contra Dimom! Leões vão atacar os sobreviventes, tanto os que fugirem de Moabe, como os que ficarem em sua terra.

topo

Isaías 16


1
OS QUE FUGIRAM de Moabe para Sela enviam carneiros para o rei de Judá, como prova de amizade.
2
As mulheres de Moabe são abandonadas junto aos riachos que dão no rio Arnom; parecem pássaros que perderam o ninho.
3
Os mensageiros, que levaram os carneiros a Jerusalém, pedem conselhos e ajuda: "Por favor, ajudem-nos! Escondam os que fugiram de Moabe; não nos entreguem aos nossos inimigos.
4
Deixem os que escaparam de Moabe morarem com vocês; escondam essa pobre gente de seus inimigos! Se vocês fizerem isso, quando esse rei que destruiu o nosso país morrer, quando essa destruição acabar, Deus estabelecerá o reino de Davi para sempre e no trono de Israel vai haver um rei justo e fiel".
6
Esse é o orgulhoso povo de Moabe, de quem tanto ouvimos falar? Agora o seu orgulho e o seu atrevimento acabaram.
7
Por isso, todo o povo de Moabe está chorando; todos os moabitas vão chorar de saudade das deliciosas uvas de Quir-Hareset
8
dos campos bem cuidados de Hesbom e das plantações de uvas de Sibma. Os generais do inimigo destruíram essas plantações, tão grandes que chegavam até Jazer, o deserto, e o Mar Morto.
9
Por isso eu vou chorar por Jazer e pelas vinhas de Sibma. As minhas lágrimas vão rolar, por causa de Hesbom e Eleale, porque o inimigo destruiu os seus frutos de verão, a sua colheita.
10
Foi-se embora a alegria da colheita! Não se ouve mais o canto de alegria nas plantações de uvas. Os tanques onde as uvas eram pisadas ficarão vazios para sempre. Eu acabei com a alegria que Moabe tinha na época da colheita.
11
Eu vou chorar por causa de Moabe por muito tempo; o meu coração está quebrado por causa de Quir-Heres.
12
Desesperados, os moabitas cansarão de orar aos seus ídolos no alto dos morros; nos templos farão pedidos aos seus deuses, mas nada disso vai adiantar. Ninguém virá ajudá-los.
13
O Senhor já tinha anunciado esse julgamento contra Moabe há muito tempo atrás. Mas agora Ele diz que dentro de três anos, sem falta, a glória de Moabe será destruída; quase todos os moabitas morrerão e os que sobrarem serão poucos, pobres e fracos.

topo

Isaías 17


1
ESTE É O JULGAMENTO de Deus contra Damasco, capital da Síria. Vejam, Damasco sumiu! Já não é mais uma cidade, é um montão de ruínas.
2
As suas cidades estão vazias de gente. São ocupadas por ovelhas que por ali pastam e se deitam sem que ninguém as espante.
3
A força de Israel e o poder de Damasco acabarão. Não haverá quem escape da destruição na Síria. Todos vão desaparecer, como desapareceu a grandeza do reino de Israel, afirma o Senhor do Universo.
4
E quando a Síria for destruída, Israel perderá o resto de sua antiga grandeza, quando a fome e a pobreza tomarem conta da terra.
5
As riquezas de Israel serão levadas para longe, como acontece quando o lavrador colhe as espigas de trigo no Vale de Refaim. Israel ficará vazio e abandonado
6
mas alguns habitantes, muito poucos, vão escapar. Eles vão ser como as azeitonas que ficam nos galhos mais altos das oliveiras e sobram, quatro ou cinco, depois da colheita. É isso que vai acontecer a Israel e Damasco - só uns poucos pobres vão sobrar, de todos os seus habitantes.
7
Então, finalmente, os israelitas vão pensar em Deus, o seu Criador, e respeitar o Santo de Israel.
8
Não vão mais pedir socorro aos seus ídolos, nem vão adorar as imagens que eles mesmos fizeram! Eles não poderão nem olhar para os altares e imagens dos falsos deuses, Aserá e Baal.
9
Suas cidades principais ficarão tão vazias e abandonadas como os lugares que os heveus e amorreus abandonaram quando os israelitas invadiram Canaã há tanto tempo.
10
E por quê? Porque se afastaram do Deus que pode salvá-los da sua Rocha Poderosa. Por isso, não adianta vocês plantarem belas árvores, mudas importadas e muito caras;
11
mesmo que essas árvores dêem fruto um dia depois de plantadas, vocês não comerão os frutos. Tudo o que vocês vão colher, será muita dor e muito sofrimento.
12
Ouçam o barulho dos exércitos estrangeiros marchando contra a terra do Senhor.
13
É tão forte o barulho, que parece o das ondas quebrando contra as pedras; mas Deus vai fazer todas estas nações se calarem. Todos os exércitos fugirão, como a palha que o vento leva em todas as direções, como a poeira levantada por um pé-de-vento.
14
Enquanto a noite cai, os Israelitas esperam o ataque, cheios de medo; mas quando o sol nascer, eles verão os seus inimigos todos mortos. Esse é o justo castigo dos que maltratam e destroem o povo de Deus.

topo

Isaías 18


1
POBRE DE VOCÊ, terra que fica além do Alto Nilo, terra onde há muitos insetos!
2
Você, terra que manda embaixadores em rápidos navios, descendo o rio Nilo. Os seus mensageiros vão voltar depressa para você, terra de homens altos e escuros, povo respeitado em todo o mundo, nação conquistadora, país que é dividido pelos rios.
3
Quando a bandeira de guerra tremular sobre a montanha, todos os povos do mundo devem prestar atenção! Quando eu tocar a trombeta, todos devem escutar!
4
Porque o Senhor me revelou o seguinte: Um grande e poderoso exército marchará contra a terra de Israel. Deus esperará tranqüilamente em seu Templo, em Jerusalém - calmo como um dia de verão ou como uma deliciosa manhã de outono, na época da colheita.
5
Antes do ataque começar, quando os planos estiverem quase prontos - como as uvas quando começam a ficar maduras - o Senhor vai destruir esse exército - como um jardineiro que corta os galhos que cresceram demais.
6
Os soldados mortos serão abandonados no campo, e serão comidos pelos corvos no verão e pelas feras no inverno.
7
Quando isso acontecer, vocês, povo de homens altos e pele escura, povo respeitado em todo o mundo, nação conquistadora, país dividido pelos rios, sim, vocês mandarão presentes ao Senhor do Universo em Jerusalém, a cidade onde Ele colocou o seu nome.

topo

Hebreus 9

1-10
1
A primeira aliança entre Deus e Israel tinha regras para adoração e também um santuário aqui na terra.
2
Foi preparado um tabernáculo, isto é, uma tenda, dividido em duas partes. Na primeira parte estava um candelabro, uma mesa e o pão da Presença sobre ela. Essa parte é chamada de Lugar Santo.
3
Lá havia uma cortina e atrás dessa cortina estava a segunda parte, um lugar mais santo chamado de Lugar Santíssimo.
4
Nessa parte tinha o altar de incenso feito de ouro e a caixa de madeira coberta com ouro de todos os lados chamada a “arca da aliança”. Dentro da arca tinha um vaso de ouro com o maná, a vara de Arão que floresceu e as tábuas de pedra da aliança com os dez mandamentos escritos nelas.
5
Acima da arca estavam os querubins da glória, que com suas asas estendidas cobriam a tampa da arca, o assento de misericórdia. Mas nós não iremos entrar em detalhes sobre estas coisas agora.
6
Quando estas coisas estavam preparadas, os sacerdotes regularmente entravam na primeira parte e cumpriam seus deveres religiosos.
7
Mas somente o sumo sacerdote entrava na segunda parte, no Lugar Santíssimo, e ele fazia isso somente uma vez por ano, e nunca sem levar sangue, o qual ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo tinha cometido por ignorância.
8
Dessa forma, o Espírito Santo revelou que a entrada para o Lugar Santíssimo ainda não estava aberta enquanto o primeiro tabernáculo e o sistema que o representou ainda estavam em uso.
9
Isto é uma ilustração apontando para os nossos dias. Pois as ofertas e sacrifícios que os sacerdotes oferecem não podem limpar a consciência do adorador que os traz.
10
Pois aquele sistema antigo só se tratava de regras a respeito de comida, de bebida e de várias cerimônias de purificação com água, regras externas colocadas em efeito somente até um tempo de reforma.

topo
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter