Pois o Senhor nunca abandonará o seu povo nem deixará os seus escolhidos à própria sorte porque são a sua herança. Salmo 94.14
Leitura diária na versão Bíblia Viva - Português


Isaías 13
Isaías 14
Hebreus 8

Isaías 13


1
ESTE É O JULGAMENTO de Deus contra Babilônia, que Ele revelou a Isaías (filho de Amós) numa visão.
2
Dêem um sinal nos altos montes para os inimigos de Babilônia atacarem. Vocês, judeus, devem gritar "Boa Sorte!" quando os exércitos passarem, marchando contra Babilônia, para destruir os palácios dos ricos e poderosos.
3
Eu, o Senhor, formei esses exércitos para esta missão; chamei para esta guerra os que se orgulham de sua força, para executarem o meu castigo.
4
Ouçam o barulho nas montanhas! Ouçam os exércitos marchando! É o barulho de muitas nações e povos reunidos! O Senhor do Universo verifica as suas tropas
5
que Ele trouxe de países muito distantes, além do horizonte. Elas são as armas que o Senhor vai usar na sua ira, para destruir você, Babilônia, e toda a terra.
6
Gritem de terror, porque o dia do Senhor está chegando, o dia em que o Deus TodoPoderoso vai esmagar todos vocês.
7
Os seus braços perderão a força de tanto medo; até os homens mais valentes tremerão de medo
8
um medo tão grande que eles terão dores como a mulher que vai dar à luz. Sem saber o que fazer, olharão espantados uns para os outros, com os rostos fervendo de ódio e de vergonha.
9
Vejam, o dia do Senhor está chegando, o terrível dia da sua ira, da sua raiva furiosa. Nesse dia Ele vai destruir a terra e os pecadores.
10
O céu ficará escuro logo depois do nascer do sol; a lua e as estrelas não brilharão mais.
11
Eu vou castigar o mundo por causa de sua maldade, e os perversos por causa do seu pecado; os arrogantes e orgulhosos serão castigados, perderão a pose e a prosa.
12
Pouca gente vai sobrar depois do meu castigo. Os homens serão mais raros que o ouro, valerão mais que o ouro de Ofir.
13
Porque Eu vou sacudir os céus e tirar a terra do seu lugar com a minha ira e com o meu furor.
14
Os soldados de Babilônia vão cair de cansaço, fugindo como o veado foge dos cães, perdidos como ovelhas que o pastor não recolheu, tentando voltar para sua terra.
15
Quem for apanhado pelos inimigos será cortado em pedaços.
16
As criancinhas serão massacradas aos olhos dos pais; as casas de Babilônia serão saqueadas e as mulheres violadas pelos soldados invasores.
17
Eu farei com que os medos ataquem Babilônia. Eles não aceitarão ouro, prata ou grandes riquezas para deixar de atacar.
18
Quando atacarem Babilônia, matarão sem dó nem piedade os jovens, as crianças e até os nenezinhos.
19
Assim, Babilônia, o mais glorioso dos reinos, a fina flor da cultura dos caldeus, será completamente destruída, como foram Sodoma e Gomorra, que Deus incendiou com fogo do céu.
20
Babilônia nunca mais voltará a existir. Séculos e séculos vão passar e ninguém virá morar ali. Os viajantes não acamparão ali e os pastores não passarão a noite com suas ovelhas naquele lugar.
21
Os animais selvagens é que vão morar nas ruínas de Babilônia. As casas ficarão cheias de corujas e de avestruzes. Babilônia será um local de festas para os demônios.
22
Hienas e cachorros do mato farão suas tocas nos antigos palácios. Em breve vai chegar o dia do castigo de Babilônia; logo o seu destino vai se cumprir.

topo

Isaías 14


1
ISSO TUDO VAI acontecer porque o Senhor ainda tem muita compaixão pelos israelitas, eles ainda são os escolhidos de Deus. Ele os trará de volta para morar em Israel. Muitas pessoas de outros povos se ajuntarão a eles e serão amigos fiéis do povo judeu.
2
As outras nações do mundo levarão os judeus de volta à sua terra; os que forem morar em Israel com os judeus serão seus empregados. As nações que antes haviam escravizado os israelitas serão escravizadas por eles Israel dominará os seus inimigos!
3
Naquele lindo dia em que Deus tirar o seu povo da tristeza e do medo, do sofrimento e da escravidão
4
vocês vão zombar do rei de Babilônia, dizendo: "Sua hora chegou, seu valentão! O seu grande poder acabou!
5
O Senhor destruiu o seu perverso poder, quebrou o seu governo cheio de maldade.
6
Você destruiu muitas nações, com seus terríveis ataques; você perseguiu o meu povo, cheio de ódio. Você dominou os povos com terrível violência.
7
Mas agora todo o mundo canta de alegria! A terra está calma, em paz finalmente.
8
Até as árvores das florestas - os ciprestes e os cedros do Líbano - cantam de alegria: "Acabou o poder do rei da Babilônia! De agora em diante ninguém virá nos derrubar!"
9
Todos os habitantes do inferno se movimentaram para assistir à sua chegada. Reis e príncipes da terra, mortos há muito tempo, lá estão para recebê-lo.
10
A uma só voz, todos eles dizem: "Agora você é tão fraco quanto nós!"
11
O seu poder e a sua força acabaram, foram junto com você para a sepultura. A bela música que você ouvia em seu palácio acabou. Sua cama será feita de minhocas, e o seu lençol feito de vermes!
12
Como você caiu do céu, Lúcifer , filho da manhã! Você que atacava e conquistava outras nações, foi arrancado do seu lugar e jogado por terra.
13
E isso aconteceu porque imaginou: "Eu vou subir bem alto no céu! Dominarei todos os anjos, sentado no trono mais importante! Eu serei a figura principal no Monte Sião, nos lados do norte.
14
Subirei até o último céu e serei igual ao Grande Deus".
15
Mas em lugar disso, você vai ser jogado violentamente para o inferno, para o fundo do inferno.
16
Lá, quem o vir vai perguntar, olhando espantado: "Será que foi ele quem abalou as nações da terra, e transformou o mundo num deserto; que destruiu as grandes cidades e matou sem dó milhares de prisioneiros?"
18
Os reis de outras nações foram enterrados em belas sepulturas, com muita honra
19
mas o seu corpo vai ser tirado da sepultura e jogado fora, como uma planta morta. Você vai ficar cercado de gente morta na guerra, numa cova rasa, coberto de pedras.
20
Você não terá uma bela sepultura como os outros reis, porque destruiu sua nação e matou o seu povo. Seus filhos e netos não serão reis como você.
21
Matem os filhos deste pecador. Eles não devem dominar a terra nem reconstruir as cidades do mundo.
22
Eu mesmo, diz o Senhor do Universo, serei o seu inimigo. Eu mesmo impedirei que os filhos e netos do rei de Babilônia reinem; vou riscar essa família do mapa.
23
Transformarei Babilônia numa terra de brejos, onde só viverá o porco-espinho. Vou varrer essa terra com a vassoura da destruição, diz o Senhor do Universo.
24
O Senhor fez uma promessa solene: "Vou cumprir aquilo que planejei."
25
Vou destruir o exército assírio quando ele marchar em Israel; vou esmagar seus soldados sobre os montes da minha terra; Israel não vai mais ser escravo da Assíria.
26
Este é o meu plano para toda a terra o plano que Eu vou cumprir através do meu grande poder, que se estende por todo o mundo.
27
O Senhor do Universo decretou isso - quem poderia mudar os seus planos? Ele já estendeu sua mão para o golpe - quem poderia fazê-lo parar?
28
No Ano em que o rei Acaz morreu, Deus me revelou este julgamento:
29
Vocês, filisteus, não fiquem alegres porque o rei que tanto os castigava morreu. Em lugar da cobra virá uma serpente ainda mais venenosa, muito mais perigosa, que vai destruir todos vocês!
30
Eu i serei o Pastor dos pobres do meu povo. Eles viverão em paz e terão bastante alimento; mas vocês, filisteus, morrerão de fome e os que escaparem da fome morrerão na guerra.
31
Cidades da Filistia, filisteus, chorem de desespero! O seu castigo já foi determinado. Um grande exército, perfeito na guerra, está vindo do norte contra vocês!
32
Que resposta daremos ao mensageiro dos filisteus? Digam a eles que foi o Senhor quem fundou a cidade de Jerusalém; digam que lá os judeus que estiveram em dificuldade encontrarão abrigo e proteção!

topo

Hebreus 8


1
O QUE NÓS estamos afirmando é o seguinte: Cristo, cujo sacerdócio acabamos de descrever, é o nosso Supremo Sacerdote, e está no céu, no lugar de maior honra junto ao próprio Deus.
2
Ele ministra no templo do céu, o verdadeiro lugar de adoração, construído pelo Senhor, e não por mãos humanas.
3
E visto que todo supremo sacerdote é nomeado para apresentar ofertas e sacrifícios, Cristo também deve fazer uma oferta.
4
O sacrifício oferecido por Ele é muito melhor do que aqueles oferecidos pelos sacerdotes terrenos. (Mas assim mesmo, se Ele estivesse aqui na terra, não Lhe seria permitido ser sacerdote, pois aqui embaixo os sacerdotes ainda seguem o velho sistema judaico de sacrifícios.)
5
O trabalho deles está ligado a um simples modelo terreno do verdadeiro tabernáculo do céu; porque quando Moisés estava se preparando para construir o tabernáculo, Deus o advertiu de que seguisse exatamente o modelo do tabernáculo celestial que lhe tinha sido mostrado no Monte Sinai.
6
Mas Cristo, como ministro do céu, foi recompensado com um trabalho muito mais importante do que os que servem sob as leis antigas, pois o novo acordo que Ele nos oferece da parte de Deus contém promessas muito mais maravilhosas.
7
O velho acordo não deu resultado nenhum. Se tivesse dado, não teria havido nenhuma necessidade de um outro para substituí-lo.
8
O próprio Deus encontrou defeito no antigo, pois disse: "Dia virá quando farei um novo acordo com o povo de Israel e o povo de Judá.
9
Este novo acordo não será como o antigo que Eu dei aos pais deles no dia em que os tomei pela mão a fim de levá-los para fora da terra do Egito; Eles não cumpriram a sua parte naquele acordo, e, por isso Eu tive de revogá-lo.
10
Porém, este é o novo acordo que Eu farei com o povo de Israel, diz o Senhor: escreverei minhas leis em suas mentes, a fim de que eles saibam o que Eu quero que façam sem precisar dizer-lhes, e estas leis estarão em seus corações para que eles desejem obedecê-las. Serei o Deus deles e eles serão o meu povo.
11
E então ninguém precisará falar ao seu amigo, ou ao seu vizinho, ou ao seu irmão, dizendo: 'Você também precisa conhecer o Senhor', pois todos, grandes e pequenos, já me conhecerão.
12
E Eu terei misericórdia deles e suas más obras, e não me lembrarei mais dos seus pecados".
13
Deus fala destas novas promessas, deste novo acordo, como tomando o lugar do antigo; porque este agora está antiquado e foi posto de lado para sempre.

topo
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter