Mostra-me o teu amor fiel já pela manhã, porque confio em Ti. Mostra-me o caminho por onde devo andar porque a minha oração é sincera. Salmo 143.8
Leitura diária na versão Bíblia Viva - Português


2 Reis 8
2 Reis 9
Lucas 5.17-39

2 Reis 8


1
ELISEU FALOU àquela mulher cujo filho ele tinha feito reviver: "Pegue a sua família e se mude para algum outro país, porque o Senhor mandou vir a fome sobre Israel, e essa fome vai durar sete anos".
2
Obedecendo à palavra do homem de Deus, a mulher pegou sua família e foi morar na terra dos filisteus durante sete anos.
3
Depois que a fome tinha passado, ela voltou à terra de Israel e foi procurar o rei, para ver se conseguia de volta sua casa e sua terra.
4
No momento em que ela entrou, o rei estava conversando com Geazi, o criado de Eliseu, e dizia: "Conte-me algumas histórias das grandes coisas que Eliseu fez."
5
E Geazi contava ao rei a respeito da ocasião quando Eliseu fez reviver um menino. Nesse exato momento a mãe do menino entrou, para pedir a devolução da sua casa e do terreno. "Ó, senhor!" exclamou Geazi. "Está aqui agora a mulher, e este é o filho dela - aquele mesmo que Eliseu fez reviver!"
6
"É verdade isso que ele está contando?" o rei perguntou a ela. E ela lhe disse que era verdade. Então ele deu ordens a um dos seus oficiais para fazer com que tudo quanto ela havia possuído lhe fosse devolvido, e mais o valor de quaisquer colheitas que tivessem colhido durante a ausência dela.
7
Mais tarde Eliseu foi a Damasco (a capital da Síria), onde o rei Ben-Hadade estava doente, de cama. Alguém disse ao rei que o profeta havia chegado.
8
Quando o rei ouviu a notícia, disse a Hazael: "Leve um presente para o homem de Deus, e quando você o encontrar, peça a ele que pergunte ao Senhor se eu vou sarar." De modo que Hazael levou quarenta camelos carregados com os melhores produtos da terra como presente para Eliseu, e disse ao profeta: "Seu filho Ben-Hadade, o rei da Síria, me enviou para perguntar-lhe se ele vai ficar bom".
10
E Eliseu respondeu: "Pode dizer a ele que certamente vai sarar. Porém o Senhor me mostrou que ele vai morrer, na certa!"
11
Eliseu olhou firme para Hazael, e olhou tão firme que ele ficou embaraçado, e depois Eliseu começou a chorar.
12
"O que há com o senhor?" perguntou-lhe Hazael. Eliseu disse: "Eu sei as coisas terríveis que você vai fazer ao povo de Israel: você vai queimar as suas fortalezas, vai matar os jovens, vai esmagar as criancinhas contra as rochas, e vai rasgar os ventres das mulheres que estiverem esperando filhos! "
13
"Por acaso sou um cão?" perguntou-lhe Hazael. "Eu nunca praticaria essas barbaridades." Porém Eliseu respondeu: "O Senhor me mostrou que você vai ser o rei da Síria".
14
Quando Hazael voltou, o rei perguntou a ele: "O que o profeta lhe disse?" "Disse que o rei vai sarar," respondeu Hazael.
15
Mas no dia seguinte, Hazael pegou um cobertor, mergulhou na água e depois o segurou firme sobre o rosto do rei, até que ele morreu sufocado. E Hazael passou a reinar em lugar de Ben-Hadade.
16
No ano quinto do reinado de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, e sendo Josafá ainda rei em Judá, seu filho Jeorão começou a reinar em Judá.
17
Jeorão estava com trinta e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou durante oito anos em Jerusalém.
18
Porém ele era tão perverso quanto Acabe e os outros reis de Israel; até se casou com uma das filhas de Acabe.
19
Apesar de tudo isso, porque Deus havia prometido a seu servo Davi que vigiaria e guiaria seus filhos Ele não destruiu a Judá.
20
No reinado de Jeorão, o povo de Edom se revoltou contra Judá e escolheu seu próprio rei.
21
O rei Jeorão tentou esmagar a revolta, mas não conseguiu. Ele atravessou o rio Jordão e atacou a cidade de Zair, mas foi cercado imediatamente pelo exército de Edom. Protegido pela escuridão da noite, atacou os soldados edomitas, mas seu exército o abandonou e fugiu.
22
De modo que Edom tem mantido a sua independência até hoje. Libna também se rebelou nessa ocasião.
23
O restante da história do rei Jeorão está escrito na História dos Reis de Judá.
24
Ele morreu e foi sepultado no cemitério real na cidade de Davi - a parte velha de Jerusalém. Então seu filho Acazias se tornou o novo rei; isso aconteceu no ano em que Jorão, filho de Acabe, estava completando doze anos de reinado sobre Israel.
26
Acazias estava com vinte e dois anos de idade quando começou a reinar, porém só reinou um ano em Jerusalém. Sua mãe era Atalia, neta de Onri, rei de Israel.
27
Ele foi um rei mau, assim como foram maus todos os filhos do rei Acabe - pois ele era genro de Acabe.
28
Ele se juntou a Jorão (filho de Acabe), rei de Israel, na guerra que este fazia contra Hazael, rei da Síria, em Ramote-Gileade. O rei Jorão foi ferido na batalha
29
por isso ele foi para Jezreel, a fim de descansar e tratar dos ferimentos. Enquanto ele estava lá, Acazias, (filho de Jeorão), rei de Judá, foi visitá-lo.

topo

2 Reis 9


1
ENQUANTO ISSO, O Profeta Eliseu chamou um dos jovens profetas. "Apronte-se para ir a Ramote-Gileade", disse Eliseu. "Leve consigo este vaso de óleo
2
e procure Jeú (filho de Josafá, filho de Ninsi). Chame-o a uma sala em particular, sem a presença dos amigos
3
e despeje o óleo sobre a cabeça dele. Diga que o Senhor o escolheu para ser o rei de Israel; depois corra o mais que puder!"
4
Conforme lhe foi ordenado, assim fez o jovem profeta. Quando chegou a Ramote-Gileade
5
encontrou Jeú sentado com os outros oficiais do exército. "Tenho uma mensagem para o senhor ," disse ele. "Para qual de nós?" perguntou Jeú. "Para o senhor," o moço respondeu.
6
Então Jeú deixou os outros companheiros e entrou na casa, e o moço despejou o óleo sobre a sua cabeça, dizendo: "O Senhor Deus de Israel diz: 'Com este ato você agora é rei de Israel, o povo do Senhor.
7
Você deve destruir a família de Acabe; vingará o assassinato dos meus profetas e de todos os meus servos que Jezabel matou.
8
Toda a família de Acabe deve ser liquidada - todos os do sexo masculino, seja lá quem for.
9
Destruirei a família de Acabe como destruí as famílias de Jeroboão (filho de Nebate) e de Baasa (filho de Aias).
10
Os cães comerão a Jezabel, esposa de Acabe, em Jezreel, e ninguém a sepultará.''' Depois ele abriu a porta e saiu correndo.
11
Jeú voltou a estar com os amigos, e um deles lhe perguntou: "O que esse louco queria? Tudo está bem?" "Vocês sabem muito bem quem era ele, e o que queria," respondeu Jeú.
12
"Não, não sabemos" disseram. "Conte-nos o que aconteceu." Então ele lhes contou o que o homem tinha dito, e que ele tinha sido escolhido por Deus para ser o rei de Israel!
13
Imediatamente eles tiraram suas capas e forraram os degraus onde ele pisava com elas; tocaram trombeta e gritaram: "Jeú é rei!"
14
Foi assim que Jeú, filho de Josafá, e neto de Ninsi, se rebelou contra o rei Jorão. O rei Jorão havia estado com o exército em Ramote-Gileade, defendendo Israel contra as forças de Hazael, rei da Síria.
15
Mas tinha voltado a Jezreel para tratar dos ferimentos que tinha recebido. "Já que vocês me querem como rei," disse Jeú aos homens que estavam com ele, "não deixem que ninguém escape, e vá a Jezreel relatar o que fizemos."
16
Então Jeú subiu num carro, e ele mesmo foi a Jezreel para encontrar-se com o rei Jorão, que estava ali ferido. Acazias, rei de Judá, também estava lá, pois tinha ido visitar Jorão.
17
O vigia da Torre de Jezreel viu Jeú e seu grupo que se aproximavam, e gritou: "Alguém está chegando com uma tropa." "Mande um cavaleiro e descubra se é amigo ou inimigo," respondeu Jorão.
18
Então um soldado saiu a encontrar-se com Jeú. "O rei quer saber se você é amigo ou inimigo," indagou. "Vem em missão de paz?" Jeú respondeu: "O que você sabe a respeito de paz? Passe para trás de mim!" O vigia avisou ao rei que o mensageiro se encontrou com eles, porém não estava voltando.
19
Então o rei enviou outro cavaleiro. Ele avançou na direção deles e procurou saber, em nome do rei, se as intenções deles eram de paz ou não. Jeú respondeu: "O que você entende de amizade? Passe para trás de mim!"
20
"Ele também não está voltando!" exclamou o vigia. "Deve ser Jeú, porque está guiando o carro furiosamente."
21
"Depressa! Apronte-me um carro!" ordenou o rei Jorão. Então ele e Acazias, rei de Judá, saíram para encontrar-se com Jeú, e o encontraram no campo de Nabote.
22
O rei Jorão lhe perguntou: "Você vem como amigo, Jeú?" Jeú respondeu: "Como pode haver amizade enquanto as maldades praticadas por sua mãe Jezabel nos rodearem?"
23
Então o rei Jorão puxou as rédeas dos cavalos, deu uma volta no carro e tratou de fugir. E enquanto fugia, gritava para o rei Acazias: "Há traição, Acazias! Traição!"
24
Jeú esticou o seu arco com toda a força que tinha e atirou contra Jorão; a flecha acertou nas costas, entre os ombros, e atravessou o coração; Jorão caiu morto no seu carro.
25
Jeú disse a Bidcar, seu ajudante: "Jogue o corpo dele no campo de Nabote, pois uma vez, quando você e eu íamos atrás de Acabe, o pai dele, o Senhor me revelou esta profecia:
26
'Eu me vingarei dele aqui no campo de Nabote, por haver assassinado a Nabote e seus filhos.' Por isso, jogue o corpo dele no campo de Nabote, conforme o Senhor disse."
27
Enquanto isso, Acazias, rei de Judá, havia fugido pela estrada que vai a Bete-Hagã. Jeú foi atrás dele, gritando: "Atirem nele também". E os soldados atiraram nele, em seu carro, no local onde a estrada sobe para Gur, perto de Ibleão. Acazias conseguiu chegar até Megido, porém morreu ali.
28
Seus oficiais levaram o seu corpo de carro para Jerusalém, onde o sepultaram no cemitério real.
29
O reinado de Acazias sobre Judá havia começado no ano doze do reinado de Jorão, rei de Israel.
30
Quando Jezabel soube que Jeú havia chegado a Jezreel, pintou os olhos, penteou os cabelos e se sentou à janela.
31
Quando Jeú entrou pelo portão do palácio, ela gritou para ele: "Como vai você hoje, seu assassino! Você, é como o filho de Zinri, que assassinou o seu senhor!"
32
Ele olhou para cima e viu que ela estava na janela, então gritou: "Quem está do meu lado?" E dois ou três homens de confiança no palácio olharam para ele.
33
"Joguem essa mulher para baixo!" foi a ordem de Jeú. E eles a jogaram pela janela; o sangue de Jezabel esborrifou pela parede e foi manchar também os cavalos; e ela foi pisada pelas patas dos cavalos de Jeú.
34
Jeú entrou no palácio para almoçar. Depois do almoço ele disse: "Convém que alguém vá sepultar essa maldita mulher, porque ela é filha de rei."
35
Mas quando saíram para fazer o enterro, só encontraram a caveira, os pés e as mãos.
36
Então voltaram e contaram a Jeú o que havia acontecido; ao que ele observou: "É exatamente o que o Senhor disse que ia acontecer. Ele disse ao profeta Elias, que os cães comeriam a carne dela, e que seu corpo se espalharia como esterco no campo, de maneira que ninguém poderia dizer de quem era."

topo

Lucas 5

17-39
17
Um dia quando Ele estava ensinando, alguns líderes religiosos judaicos e mestres da Lei estavam sentados ali perto, (Parecia que estes homens surgiam de todas as aldeias da Galiléia e da Judéia, como de Jerusalém.) E o poder do Senhor estava sobre Ele para curar.
18
Nisto - vejam! Chegaram uns homens trazendo um paralítico numa esteira. Tentaram forçar a passagem pelo meio da multidão até Jesus, mas não puderam chegar a Ele. Então subiram ao teto acima dEle, tiraram algumas telhas e desceram o doente no meio da multidão, ainda em sua esteira, bem na frente de Jesus.
19
Nisto - vejam! Chegaram uns homens trazendo um paralítico numa esteira. Tentaram forçar a passagem pelo meio da multidão até Jesus, mas não puderam chegar a Ele. Então subiram ao teto acima dEle, tiraram algumas telhas e desceram o doente no meio da multidão, ainda em sua esteira, bem na frente de Jesus.
20
Vendo a fé que eles demonstravam, Jesus disse ao homem: "Amigo, os seus pecados estão perdoados!"
21
"Quem será que esse homem pensa que é?" exclamavam entre si os fariseus e os mestres da Lei. "Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, a não ser Deus?"
22
Jesus sabia o que eles estavam pensando, e respondeu: "Por que é blasfêmia?
23
É mais difícil perdoar os pecados dele do que curá-lo?
24
Agora Eu vou provar minha autoridade para perdoar o pecado, pela demonstração de meu poder para curar a doença". Então Ele disse ao paralítico: "Levante-se, enrole sua esteira e vá para casa".
25
E imediatamente, à vista de todos, o homem saltou sobre seus pés, levantou da esteira e foi para casa glorificando a Deus!
26
Todo mundo que estava ali ficou cheio de espanto e medo. E glorificavam a Deus, repetindo a todo instante: "Nós vimos coisas realmente notáveis hoje".
27
Mais tarde, quando Jesus deixava a cidade, viu um cobrador de impostos, chamado Levi, que tinha fama de desonesto - sentado no guichê da coletoria. Jesus lhe disse: "Venha ser um dos meus discípulos!"
28
Então Levi deixou tudo, levantou-se e o Seguiu!
29
Logo depois Levi deu uma festa em sua casa, tendo Jesus como convidado de honra. Muitos dos cobradores colegas de Levi, e outros convidados estavam ali.
30
Mas os fariseus e os mestres da Lei queixavam-se amargamente aos discípulos de Jesus pelo fato dEle comer com esses pecadores tão conhecidos.
31
Jesus respondeu-Lhes: "São os doentes que precisam de médico, não aqueles que têm boa saúde.
32
Meu propósito é convidar os pecadores a se arrependerem dos seus pecados, e não gastar meu tempo com aqueles que acham que já são gente muito boa".
33
A outra queixa deles era que os discípulos de Jesus estavam fazendo festa, em lugar de jejuar. "Os discípulos de João Batista estão constantemente jejuando e orando", afirmavam eles, "e os discípulos dos fariseus também fazem assim. Por que os seus estão comendo e bebendo"
34
Jesus respondeu: "Os homens jejuam quando estão alegres? Os convidados a um casamento ficam com fome enquanto estão festejando com o noivo?
35
Mas chegará o tempo em que o noivo será morto; então eles não vão querer comer"
36
Depois Jesus usou esta ilustração: "Ninguém rasga pano novo para fazer remendos em roupas velhas. Porque estraga o pano novo sem melhorar a aparência da roupa velha.
37
E ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo rebenta os odres velhos, estragando-se os odres e derramando-se o vinho.
38
Vinho novo deve ser posto em odres novos.
39
Todavia ninguém, depois de beber vinho velho, parece querer o vinho novo. 'Os velhos hábitos são melhores', dizem eles".

topo
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter