Daily reading in version Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Portuguese
Daniel 7Daniel 8Apocalipse 13.1-10Daniel 7
1
CERTA NOITE, DURANTE o primeiro ano do reinado de Belsazar em Babilônia, Daniel teve um sonho, trazendo visões à sua mente. Ele escreveu o que viu e aqui está a sua visão:
2
No meu sonho vi uma grande tempestade no mar, os ventos soprando de todos os lados.
3
Quatro grandes animais, todos diferentes, saíam de dentro do mar.
4
O primeiro parecia um leão, mas tinha asas de águia! Eu continuei a olhar para ele e vi que as asas foram arrancadas. Ele não podia mais voar, mas se levantou como um homem e ganhou uma mente humana.
5
O segundo animal parecia um urso, com uma das patas levantada, pronto para atacar. Na sua boca havia três costelas e eu ouvi uma voz dizendo ao animal: "Levante-se! Mate e coma muita gente!"
6
O terceiro desses animais estranhos parecia um leopardo, mas tinha asas de ave nas costas; além disso, tinha quatro cabeças! Esse animal recebeu um grande poder sobre o mundo.
7
Enquanto continuava a sonhar, um quarto animal apareceu saindo de dentro do mar, muito forte. Tão terrível e medonho que nem posso contar como ele era! Esse animal tinha dentes de ferro; antes de comer alguma coisa, rasgava-a em pedaços com os dentes. O que ele não comia, pisava e esmagava com os pés. Ele era muito mais feroz que os outros três animais e tinha dez chifres.
8
Comecei a prestar atenção aos chifres e de repente, apareceu outro pequeno chifre entre eles. Três chifres foram arrancados para dar lugar ao pequeno, que tinha olhos de homem e uma boca muito atrevida.
9
Continuei a olhar e vi uns tronos sendo colocados. O Ancião de Dias - o Grande Deus - Se assentou para julgar. A sua roupa era branca como neve e o seu cabelo era branco, muito branco. Ele estava sentado num trono de fogo, que se movia sobre rodas também feitas de fogo.
10
Defronte dEle nascia e corria um rio de fogo. Milhões de anjos O serviam e centenas de milhões de pessoas estavam diante dEle, para serem julgadas. O tribunal foi instalado e os Livros foram abertos.
11
Continuei olhando e vi que o quarto animal, tão violento, tinha sido morto e o seu corpo tinha sido entregue para ser queimado. Tudo isso porque o pequeno chifre havia ofendido terrivelmente o Grande Deus.
12
Quanto aos outros três animais, eles perderam seus reinos, mas puderam continuar vivos por mais algum tempo.
13
Depois disso, vi um Homem chegar - pelo menos parecia um Homem - no meio das nuvens do céu. Aproximou-se do Ancião de Dias e foi apresentado a Ele.
14
Esse Homem recebeu glória e poder para dominar todas as nações do mundo. Todos os homens, de todos os povos, deviam obedecer a Ele. O poder que Ele recebeu é eterno - nunca terminará. O seu reino nunca será destruído.
15
Eu fiquei muito confuso e perturbado com o que vi (Daniel é quem está escrevendo).
16
Por isso cheguei perto de uma das pessoas que estavam perto do trono e perguntei o que significava tudo aquilo. Então ele me explicou.
17
Esses quatro grandes animais representam quatro reis que vão dominar a terra.
18
Mas, perto do fim dos tempos o povo do Grande Deus vai dominar todos os outros do mundo, para sempre e eternamente.
19
Eu estava muito curioso sobre aquele quarto animal, feroz e violento, que tinha dentes de ferro e unhas de bronze, o animal que pisava suas vítimas até matá-Ias.
20
Perguntei sobre ele e também sobre aqueles dez chifres. Além disso, quis saber sobre o pequeno chifre que apareceu depois e destruiu três dos dez - o chifre que tinha olhos e falava com muito atrevimento, que parecia ser mais forte que os outros dez.
21
Enquanto eu olhava, vi aquele pequeno chifre lutar contra o povo de Deus e vencer
22
até que o Ancião de Dias instalou o seu tribunal e fez justiça ao seu povo, dando a ele o governo de toda a terra.
23
Então a pessoa com quem eu estava conversando respondeu: "O quarto animal é a quarta grande nação que dominará a terra. Ele será muito mais violento que os outros. Vai devorar todo o mundo, destruindo tudo o que estiver em seu caminho.
24
Os dez chifres desse animal são dez reis que vão aparecer desse império. Então, vai entrar em cena um outro rei, ainda mais cruel que os outros dez. Ele vai destruir três dos dez reis.
25
Vai desafiar o Grande Deus e maltratar o povo de Deus com perseguições e tentará mudar todas as leis, os costumes dos povos e os padrões morais. Durante três anos e meio, fará o que bem entender com o povo de Deus.
26
Mas quando o Ancião de Dias instalar o seu tribunal, vai tirar desse rei todo o seu poder, para acabar com ele de uma vez por todas.
27
Então todas as nações da terra, todas as suas riquezas e "por um prazo e um tempo".
28
E assim terminou o meu sonho. Quando acordei, fiquei muito perturbado, branco de medo, mas não contei a ninguém o que tinha visto.
topDaniel 8
1
NO TERCEIRO ANO do reinado de Belsazar, eu tive outra visão, parecida com a primeira.
2
Na minha visão, eu me achava na cidade de Susã, uma das capitais do império, que fica na província de Elão. Eu estava em pé, junto ao rio Ulai.
3
Ao olhar em volta, vi um carneiro na outra margem do rio. Ele tinha dois chifres e eu, percebi que um dos chifres se tornou maior que o outro.
4
O carneiro atacava com chifradas tudo o que estava à sua volta. Ninguém conseguia resistir ao carneiro nem salvar suas vítimas. Ele fazia o que bem queria e cresceu muito.
5
Enquanto eu olhava para o carneiro e pensava no que aquilo poderia significar, apareceu de repente, do oeste, um bode. Ele corria tão depressa que nem chegava a tocar no chão. Esse bode tinha um grande chifre, bem entre os olhos
6
e atacou furiosamente o carneiro de dois chifres.
7
Ele estava muito bravo e quebrou os dois chifres do carneiro, que não tinha, forças para resistir. O bode derrubou e pisou o carneiro, que não tinha ninguém para o ajudar.
8
O vencedor ficou muito poderoso e orgulhoso, mas quando estava no máximo de seu poder, o grande chifre foi quebrado e em seu lugar apareceram quatro chifres menores, apontando para quatro direções diferentes.
9
Um desses chifres, começou a crescer bem devagar, mas logo se tornou forte. Ele atacou o sul e o leste, fazendo guerra contra Israel.
10
Lutou, contra o povo de Deus e derrotou alguns, dos líderes judeus.
11
Chegou a desafiar o Comandante do exército dó Céu, interrompendo os sacrifícios que eram oferecidos diariamente a Deus e manchando a pureza do seu templo.
12
Apesar desses pecados terríveis, Deus não deixou o exército do Céu castigar o chifre. O resultado disso foi que a verdade e a justiça desapareceram e a maldade se espalhou.
13
Então ouvi dois anjos conversando. O primeiro dizia: "Quanto tempo vai passar até que o sacrifício diário volte ar ser oferecido? Quando é que a destruição do templo vai ser vingada? Quando o povo de Deus vai vencer a sua luta?"
14
E o outro anjo respondeu: '''Isso ainda vai demorar dois mil e trezentos dias.
15
Eu me esforcei para entender o que significava a visão. De repente, apareceu na minha frente um homem - ou pelo menos parecia um homem -
16
e ouvi uma voz de homem, vinda da outra margem do rio: "Gabriel, ensine a Daniel o significado da visão".
17
Então, Gabriel começou a andar em minha direção. Mas eu fiquei tão apavorado que caí por terra e escondi o rosto. "Filho do homem", ele disse, "você precisa saber que essa visão só vai acontecer no fim dos tempos".
18
Aí eu desmaiei, caído de bruços no chão. Mas Gabriel me tocou, me ajudou a levantar
19
e disse: Eu estou aqui para dizer a você o que vai acontecer nos últimos dias de um período terrível - porque o que você viu vai acontecer no fim da história do mundo.
20
Os dois chifres do carneiro que você viu são os reis da Média e da Pérsia
21
aquele bode peludo é a Grécia e o grande chifre entre os olhos do bode é o primeiro rei daquele país.
22
Você viu o chifre ser quebrado e quatro chifres menores aparecerem em seu lugar; isso significa que o império grego será dividido em quatro partes, cada uma com seu rei. Mas nenhum deles será tão poderoso como o primeiro, o grande chifre.
23
Quando esses reinos estiverem chegando ao seu fim, quando a lei e a moral já não forem respeitadas, vai subir ao poder um rei muito mau, muito inteligente, mestre em fazer tratos e não cumprir.
24
Ele será muito poderoso, mas terá um poder que vem do diabo. Será bem sucedido em tudo o que fizer. Destruirá todos os seus inimigos, mesmo se tiverem grandes exércitos. Além disso, fará muito mal ao povo de Deus.
25
Será tão bom em mentiras e enganos que vai derrotar muitos inimigos, apanhando-os desprevenidos, enquanto pensam que estão em segurança. Ai, ele se achará tão poderoso que vai tentar vencer o Grande Príncipe numa batalha. Mas, quando isso acontecer, ele vai ser destruído pela mão de Deus, já que nenhum homem foi capaz de vencê-lo.
26
Depois disso, em seu sonho, você ouviu falar de dois mil e trezentos dias até o povo poder adorar a Deus novamente. Esse número é exato, nem um dia a mais ou a menos. Mas essas coisas só vão acontecer daqui a muito tempo. Por isso, você não deve contar o seu sonho a ninguém.
27
Por causa de tudo isso, eu fiquei fraco e doente por vários dias. Depois, quando melhorei, voltei a tratar dos negócios do rei. Mas ainda estava perturbado com minha visão, sem conseguir entendê-la direito.
topApocalipse 13
1-10
1
Então eu vi uma besta saindo do mar. Ela tinha sete cabeças e dez chifres, e nos seus chifres havia dez coroas, e nas suas cabeças tinham nomes escritos que blasfemam contra Deus.
2
A besta que eu vi parecia com um leopardo, mas tinha os pés de um urso e a boca de um leão. E o dragão deu à besta seu poder, seu trono e grande autoridade.
3
Uma das cabeças da besta parecia ter sofrido um ferimento mortal, mas a ferida mortal foi curada. O mundo inteiro ficou maravilhado com o milagre e seguiu a besta.
4
E eles adoraram o dragão porque ele tinha dado a sua autoridade à besta, e eles também adoraram a besta, dizendo: “Quem é como a besta? Quem é que pode lutar contra ela?”
5
E à besta foi dada uma boca para falar palavras arrogantes e blasfemas contra Deus, e a ela foi permitido governar durante quarenta e dois meses.
6
Então a besta abriu a boca para blasfemar contra Deus, contra o seu nome, contra onde ele mora, isto é, contra todos que vivem no céu.
7
À besta também foi permitido guerrear contra o santo povo de Deus e conquistá-los. E a ela foi dada autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação.
8
E todas as pessoas que vivem na terra adorarão a besta, menos aqueles que, desde antes da criação do mundo, têm o seu nome escrito no livro da vida que pertence ao Cordeiro que foi morto.
9
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça:
10
Se alguém é destinado para cativeiro, para o cativeiro irá; se alguém é destinado a morrer pela espada, então pela espada ele deve ser morto. Isso vai exigir perseverança e fé do santo povo de Deus.
top