Mas o homem que confia no Senhor, que colocou no Senhor toda a sua esperança, esse sim é muito feliz! A sua vida é cheia de bênçãos. Jeremias 17.7
Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português


Gênesis 20
Gênesis 21
Gênesis 22
Mateus 6.19-34
Mateus 7.1-6

Gênesis 20


1
NESSE MEIO TEMPO, Abraão mudou para o Neguebe ao sul. Ocupou terras entre Cades e Sur, e morou em Gerar.
2
Abraão fez saber ao povo que Sara era sua irmã. Por isso Abimeleque, rei de Gerar, mandou buscar Sara para ele.
3
Certa noite, Deus veio a Abimeleque por meio de sonhos, e disse: "Você vai ser castigado com a morte, porque a mulher que mandou trazer é casada."
4
Mas Abimeleque não tinha tocado em Sara. Por isso disse: "Senhor, o Senhor seria capaz de matar inocentes? Pois foi Abraão mesmo que me disse: 'Ela é minha irmã. ' E ela confirmou, dizendo: 'ele é meu irmão'. Em tudo isso estou sendo sincero. Não tive nenhuma intenção má."
6
Ainda em sonhos, disse Deus: "Sim, Eu sei. Por isso mesmo não deixei você tocar nela. E assim impedi você de pecar contra mim.
7
Agora, trate de devolver Sara ao marido dela. Ele orará em seu favor - pois é profeta. Assim você poderá continuar vivo. Mas saiba que se você não devolver a mulher a Abraão, você e todos os seus morrerão. '
8
Ainda estava escuro quando Abimelque se levantou e reuniu todo o pessoal em serviço no palácio. Ouvindo dele o que tinha acontecido, todos ficaram cheios de medo.
9
Depois o rei mandou chamar Abraão."O que você está querendo fazer com a gente?" perguntou."O que eu fiz contra você, para que me levasse a tamanho pecado? Esse pecado seria uma desgraça para mim e para o meu reino! Você agiu mal! Quem podia desconfiar que você ia fazer uma coisa dessas? Que você esperava ganhar, fazendo isso?"
11
"Bem, " respondeu Abraão, "o caso é que tive medo de ser morto por causa dela. Pensei comigo: 'Decerto este povo não respeita a Deus. Os homens vão querer minha mulher e me matarão por ela'. Além disso ela é de fato minha irmã. Quer dizer, meia-irmã. Ela e eu temos o mesmo pai. Por parte de pai somos irmãos. E nos casamos. Quando Deus me mandou sair de casa para terras estrangeiras, eu disse a Sara: 'Em todo lugar aonde formos, faça o favor de dizer que é minha irmã'.
14
Então o rei Abimeleque devolveu Sara e deu de presente a Abraão ovelhas, bois, criados e criadas. Além disso, deu toda a liberdade a Abraão para morar onde quisesse. Disse o rei: "O meu território está à sua disposição. Escolha o lugar que quiser, para viver".
16
Depois disse a Sara: "Lamento a vergonha pela qual você passou. Para compensar isso, dou mil moedas de prata a Abraão. Dou isso a ele na qualidade de irmão seu. Esta minha atitude significa que você é declarada sem culpa, diante de todos".
17
Abraão orou, pois, a Deus. E Deus curou o rei, a rainha e as criadas do palácio, podendo elas ter filhos. Porque o Senhor tinha tornado estéreis todas as mulheres da casa do rei. Esse foi o castigo dado pelo Senhor a Abimeleque por causa de Sara, mulher de Abraão.

topo

Gênesis 21


1
O SENHOR FEZ o que tinha prometido, e Sara deu um filho a Abraão, em plena velhice. E foi no prazo indicado por Deus.
3
Abraão deu ao menino o nome de Isaque, como Deus tinha mandado. E oito dias depois do nascimento, circuncidou Isaque, conforme a ordem recebida de Deus.
5
Abraão tinha cem anos de idade, quando nasceu Isaque.
6
Sara disse na ocasião: "Deus me fez rir. E todos os que souberem disto vão rir comigo. Pois nem em sonhos alguém poderia pensar que eu ainda ia ter um filho! E aí está: dei um filho a Abraão, na velhice dele!"
8
Passou o tempo e o menino cresceu. Quando Isaque foi desmamado, Abraão fez uma grande festa. Mas Sara viu o filho de Hagar caçoando de Isaque. Sara pediu a Abraão: "Mande embora de casa a escrava Hagar e o filho dela. Ismael não há de ser herdeiro junto com o meu filho Isaque! "
11
Abraão ficou muito aborrecido, porque, afinal, Ismael era filho dele.
12
Mas Deus disse a Abraão: "Não se preocupe com o rapaz, nem com a escrava. Atenda ao que Sara diz, pois por meio de Isaque é que vou cumprir as promessas que fiz a você. Mas dos descendentes do filho da escrava vou fazer uma grande nação. Isto porque ele também é seu filho."
14
No dia seguinte, Abraão se levantou bem cedo. Pôs um bornal com alimentos e um cantil de água nos ombros de Hagar, e mandou embora a mãe e o filho. Ela ficou vagando pelo deserto de Berseba, sem saber aonde ir.
15
Quando acabou a água do cantil, Hagar colocou o menino debaixo de uma moita. Depois se afastou e se sentou a mais de duzentos metros de distância. Fez isso, pensando: "Não quero assistir à morte do menino". E ali ficou ela, chorando amargamente.
17
Mas Deus ouviu a voz do menino e, do céu, o anjo de Deus chamou Hagar. Disse ele: "Hagar, que aconteceu? Não tenha medo! Deus ouviu a voz do menino, dali onde ele está. Vamos! Levante-se! Vá lá e trate de animar o rapaz. Pois vou fazer uma grande nação dos descendentes dele".
19
Deus abriu os olhos de Hagar, e ela viu um poço de água. Foi lá, encheu o cantil, e deu água ao filho.
20
Deus abençoou o rapaz. Ele cresceu, vivendo no deserto de Parã, e veio a ser flecheiro. Hagar arranjou casamento para ele, com uma jovem egípcia.
22
Mais ou menos nesse tempo, o rei Abimeleque e Ficol, comandante do exército do rei, vieram a Abraão e disseram: "Vemos claramente que Deus ajuda você em tudo que faz. Façamos um trato sério. Prometa que não enganará nem a mim, nem ao meu filho, nem ao meu neto. Prometa que tratará o meu país com a mesma bondade com que tratei você".
24
Abraão respondeu: "Prometo."
25
Mas Abraão não deixou de apresentar uma reclamação. E era que os homens do rei tinham tomado à força um poço, atacando os homens de Abraão.
26
"Só agora estou sabendo disto!" exclamou Abimeleque."Não tenho idéia de quem seja o culpado. Por que não me contou antes?"
27
Diante disso, Abraão deu ovelhas e bois a Abimeleque, para selar o acordo de paz.
28
Mas quando Abraão separou sete cordeiras do rebanho, Abimeleque perguntou: "Por que você separou estas sete cordeiras?'
30
Abraão respondeu: "Dou estas sete cordeiras a você, como declaração pública de que este poço é meu."
31
Por isso aquele poço tomou o nome de Berseba, que quer dizer 'Poço do Juramento'. Pois foi ali que eles fizeram o solene trato de amizade.
32
Depois que foi feito o acordo, os filisteus Abimeleque e Ficol voltaram para casa.
33
Dando importância ao acontecimento, Abraão plantou uma tamargueira perto do poço de Berseba, Depois orou ao Senhor, pedindo a presença do Deus eterno.
34
Abraão morou muito tempo no território dos filisteus.

topo

Gênesis 22


1
DEPOIS DE ALGUM tempo, Deus pôs à prova a fé e obediência de Abraão."Abraão!", chamou Deus."Aqui estou, Senhor, " respondeu Abraão.
2
Disse Deus: "Tome o seu filho - sim, o seu filho único, Isaque - a quem você tanto ama. Vá com ele à terra de Moriá. Lá mostrarei um dos montes. Nesse monte, sacrifique o seu filho Isaque, como oferta queimada."
3
Na manhã seguinte, Abraão levantou cedo da cama. Rachou lenha para o fogo do sacrifício, preparou o jumento, chamou dois criados e Isaque, e foi com eles para onde Deus tinha dito que fosse.
4
Depois de três dias de caminhada, Abraão viu de longe o lugar.
5
"Fiquem aqui com o jumento, " disse ele aos criados."Eu e o rapaz vamos um pouco mais adiante. Vamos oferecer culto a Deus, e logo voltaremos para cá."
6
Abraão colocou a lenha nos ombros de Isaque. E foram juntos. Isaque carregava a lenha, e Abraão levava um facão e uma tocha de fogo.
7
Andaram um pouco, e Isaque falou: "Pai! " "Que é, meu filho?", respondeu Abraão. O filho perguntou: "Temos lenha e fogo, mas onde está o cordeiro para o sacrifício?" "Deus proverá o cordeiro, meu filho, " respondeu Abraão. E continuaram andando juntos.
9
Finalmente chegaram ao lugar indicado por Deus. Abraão construiu um altar, arrumou a lenha, amarrou seu filho Isaque e o colocou em cima da lenha, no altar. Depois pegou o facão para matar o filho.
11
Nesse momento o Anjo do Senhor gritou do céu: "Abraão! Abraão!" "Aqui estou, Senhor!" respondeu ele.
12
"Deixe o rapaz viver, " disse o Anjo."Não lhe faça nada. Bem sei que Deus está acima de tudo em sua vida. Pois você não me negou nem mesmo o seu amado filho, o seu único filho!"
13
Nisso Abraão viu um carneiro preso pelos chifres numas moitas. Pronto! Ali estava, o animal para o sacrifício. Abraão ofereceu o carneiro como oferta queimada ao Senhor, em lugar de Isaque.
14
Abraão deu ao lugar o nome de "Deus Proverá". E por esse nome é conhecido até hoje.
15
Então, pela segunda vez, o Anjo do Senhor gritou do céu a Abraão. Disse: "Dou a minha palavra diz o Senhor: Como você me obedeceu e não me negou o seu filho único, abençoarei você com muitas bênçãos. Multiplicarei os seus descendentes, de modo que serão muitos milhões. Serão incontáveis, como as estrelas dos céus e como, a areia das praias. Os seus descendentes dominarão os inimigos deles. E serão uma bênção para todas as nações de terra. Sim, pois você me obedeceu."
19
Assim, pai e filho voltaram aos criados, e viajaram para Berseba, onde moravam.
20
Depois desses acontecimentos, chegou a informação de que Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, tinha dado ao marido estes oito filhos: Uz, o mais velho, Buz, o segundo em idade, Quemuel, pai de Arã, Quésede, Hazo, Pildas, Jidlafe e Betuel, pai de Rebeca.
24
A notícia dizia também que Naor tinha de sua concubina Reumá estes quatro filhos: Tebá, Gaã, Taás e Maaca.

topo

Mateus 6

19-34
19
"Não ajuntem tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam.
20
Mas ajuntem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e os ladrões não arrombam e roubam.
21
Pois onde está o seu tesouro, ali também estará o seu coração.
22
"Seu olho é a lâmpada que fornece luz para seu corpo. Então, se os seus olhos são bons, todo o seu corpo será cheio de luz.
23
Mas se os seus olhos são maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Se então a luz que está em vocês é trevas, quão grande são as trevas!
24
“Ninguém pode servir a dois senhores, pois ele vai odiar um e amar o outro, ou será dedicado a um e desprezará o outro. Não podem servir a Deus e ao dinheiro.
25
“É por isso que eu lhes digo: Não se preocupem com a vida de vocês, com o que vão comer ou com o que vão beber, nem sobre seu corpo, com o que vão vestir. A vida não é mais importante do que o alimento, e o corpo mais importante do que as roupas?
26
Olhem para as aves do ar. Elas não plantam, nem colhem, nem ajuntam alimentos em celeiros, e ainda assim o seu Pai celestial as alimenta. Será que vocês não tem muito mais valor do que elas?
27
E qual de vocês pode acrescentar, por mais que se preocupem, uma hora ao total da sua vida?
28
E por que se preocuparem com roupas? Olhem os lírios do campo e como eles crescem; eles não trabalham nem fazem roupas para si mesmos.
29
Mas eu falo a vocês que nem mesmo Salomão, em toda sua glória, usava roupas tão bonitas como um deles.
30
E se Deus veste assim a erva do campo que hoje existe e amanhã é lançado ao fogo para aquecer o forno, ele não vestirá muito mais a vocês, homens de pouca fé?
31
Portanto, não se preocupem com essas coisas, dizendo: ‘O que vamos comer?’ ou ‘O que vamos beber?’ ou ‘O que vamos vestir?’
32
Pois o pagãos procuram essas coisas. O Pai de vocês que está no céu já sabe que vocês precisam de todas estas coisas.
33
Mas busquem primeiramente o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas serão dadas a vocês também.
34
Então não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. Os problemas de hoje são suficiente para hoje.

topo

Mateus 7

1-6
1
“Não julguem os outros para que vocês não sejam julgados.
2
Pois Deus julgará vocês da mesma maneira que julgarem os outros, e o padrão que você usa para julgar será o padrão pelo qual será julgado.
3
E por que se preocupa com um cisco no olho do seu irmão, mas não percebe que você tem um grande pedaço de madeira no seu próprio olho?
4
Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar esse cisco do seu olho’, se no seu próprio olho tem um grande pedaço de madeira?
5
Seu hipócrita, tire primeiro o grande pedaço de madeira do próprio olho, e então você passará a enxergar melhor, o suficiente para tirar o cisco do olho do seu irmão.
6
“Não deem o que é sagrado aos cães, nem joguem suas pérolas aos porcos, para que não as pisem e, virando-se contra vocês, os ataquem.

topo
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter