Toma conta de mim com o mesmo cuidado com o qual se protege a menina dos olhos. Protege-me com a sombra das tuas asas. Salmo 17.8
Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português


Obadias 1
Filipenses 4.4-23

Obadias 1


1
NUMA VISÃO DEUS mostrou a Obadias o futuro da terra de Edom. "Chegou uma notícia da parte do Senhor", contou Obadias, "dizendo que Ele mandou um embaixador às nações com a seguinte mensagem: 'Atenção! Todas as nações devem mandar seus exércitos contra Edom e destruir esse povo!'"
2
Eu vou fazer com que as outras nações a desprezem, Edom. Vou torná-la um povinho insignificante.
3
Os seus habitantes são muito orgulhosos porque vivem nessas rochas tão altas que ninguém mais pode alcançar. "Quem poderá nos derrubar daqui?" dizem com arrogância. Não se enganem!
4
Mesmo que vocês subam tão alto como as águias e construam seus ninhos entre as estrelas, eu os derrubarei de lá, diz o Senhor.
5
Seria melhor para vocês que, durante a noite, ladrões tivessem assaltado suas casas pois eles não roubariam tudo! Ou que as uvas de suas plantações fossem roubadas - porque pelo menos sobraria um ou outro cacho!
6
Mas agora, todos os cantinhos e brechas de suas casas serão vasculhados e todos os tesouros que forem encontrados serão roubados.
7
Todos os seus aliados se tornarão seus inimigos e ajudarão a arrancar vocês de sua terra. Eles vão prometer paz enquanto planejam sua destruição. Os amigos em quem vocês confiam vão preparar ciladas, e toda a sabedoria de Edom de nada adiantará.
8
Naquele dia não sobrará um homem sábio sequer em toda a terra de Edom! diz o Senhor. Isso porque eu vou transformar os sábios em tolos!
9
Os soldados mais valentes de Temã tremerão de medo e não haverá quem possa impedir o massacre.
10
E por que? Por causa do que vocês fizeram a seus irmãos, o povo de Israel. Vou mostrar para todo o mundo os seus pecados. Envergonhados e sem defesa, vocês serão completamente destruídos.
11
Vocês abandonaram Israel quando ele estava em apuros. Ficaram de lado e se recusaram a levantar um dedo para ajudar seus irmãos quando os invasores carregaram todas as riquezas de Israel e, fazendo sorteios, dividiram entre si a cidade de Jerusalém. Vocês foram iguais aos inimigos de Israel.
12
Vocês não deviam ter feito isso. Não deviam ter ficado satisfeitos quando os inimigos de Israel o levaram para terras distantes. Não deviam ter-se alegrado no dia da infelicidade de Israel. Não deviam ter zombado no dia da desgraça alheia.
13
Vocês chegaram a invadir Israel em época de calamidade pública para matar e roubar. Ficaram satisfeitos com o sofrimento do meu povo. Vocês enriqueceram as custas de seus irmãos.
14
Vocês pararam nas encruzilhadas e mataram os fugitivos desorientados. Quando os refugiados judeus estavam em completo desespero, vocês os entregaram na mão dos inimigos.
15
A vingança do Senhor contra as nações vai chegar muito rapidamente. Como vocês fizeram a Israel, vai ser feito a vocês. Porque semearam maldade, vão colher maldade.
16
Vocês beberam o cálice do meu castigo no meu santo monte e todas as nações à sua volta também beberão. Sim, beberão e, cambaleando como bêbados, desaparecerão da história, deixando de ser nações.
17
Mas Jerusalém se tornará um refúgio, um lugar de livramento. O povo de Israel voltará a ocupar a terra prometida.
18
Israel será um fogo que põe em chamas os campos secos de Edom. E lá não haverá sobreviventes, porque o Senhor assim o determinou.
19
Então o meu povo que vive no deserto de Neguebe ocupará as montanhas de Edom. Os que moram na planície da Judéia tomarão posse das terras dos filisteus e recuperarão os campos de Efraim e Samaria. O povo da tribo de Benjamim possuirá a terra de Gileade.
20
Os exilados judeus voltarão e ocuparão as terras do litoral até a cidade de Zarefate, ao norte. Os que foram levados para a Ásia Menor voltarão à sua terra natal e conquistarão as cidades próximas do deserto de Neguebe.
21
Os libertadores subirão a Jerusalém e governarão a terra de Edom. E o Senhor será Rei!

topo

Filipenses 4

4-23
4
Estejam sempre alegres no Senhor. Digo mais uma vez: Alegrem-se!
5
Deixem todo mundo ver que vocês são gentis, pacientes e que não exigem tudo o que é devido. Lembrem-se de que o Senhor está voltando em breve.
6
Não se preocupem com nada; pelo contrário, orem sobre tudo. Falem para Deus o que vocês precisam e agradeçam a ele por tudo que ele tem feito.
7
Se vocês fizerem isso, experimentarão a paz de Deus que vai além de tudo que a mente humana pode entender, e essa paz guardará os corações e as mentes de vocês em Cristo Jesus.
8
E agora, meus irmãos, deixem que eu fale mais uma coisa enquanto termino com esta carta: encham seus pensamentos com tudo o que é excelente e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno de honra, correto, puro, agradável e admirável.
9
Coloquem em prática o que vocês aprenderam e receberam de mim, as coisas que ouviram e me viram fazendo, e a paz de Deus será com vocês.
10
Foi uma grande alegria para mim que depois de todo este tempo vocês tenham mostrado tanto interesse no meu bem-estar. Eu não quero dizer que vocês se esqueceram de mim, mas até agora não tiveram nenhuma oportunidade de me ajudar.
11
Não estou dizendo isso porque esteja precisando de algo, pois eu tenho aprendido a ser contente com o que tenho em qualquer situação que me encontro.
12
Eu sei como viver com quase nada ou com mais do que eu preciso. Eu tenho aprendido o segredo de viver contente em qualquer circunstância, seja com um estômago cheio ou vazio, tendo mais do que eu preciso ou passando necessidade.
13
Pois eu posso fazer todas as coisas com a ajuda de Cristo que me dá toda a força que eu preciso.
14
Mas ainda assim, vocês fizeram bem em me ajudar na minha dificuldade atual.
15
E como vocês sabem, filipenses, quando eu preguei as Boas Notícias em Filipos pela primeira vez e a igreja foi iniciada, e depois fui para Tessalônica e para Berea, em todo esse tempo vocês foram a única igreja que me ajudou. E então, depois quando parti da Macedônia, vocês foram as únicas pessoas que me enviaram uma oferta. Nenhuma igreja entrou em parceria comigo em dar e receber, com exceção de vocês.
16
E até quando eu estava em Tessalônica, vocês me ajudaram mais de uma vez.
17
Eu não falo isso porque eu quero algo de vocês. O que eu quero é que recebam a recompensa da sua bondade, o lucro que vai para a conta espiritual de vocês.
18
Aqui está o meu recibo de tudo o que vocês me enviaram e que foi mais do que o necessário. Agora tenho até mais do que preciso, especialmente desde que Epafrodito me trouxe as coisas que vocês me mandaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.
19
E o meu Deus suprirá todas as suas necessidades de acordo com suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.
20
Ao nosso Deus e Pai seja dada a glória para todo o sempre. Amém.
21
Dê um abraço a cada um do santo povo de Deus em Cristo Jesus. Os irmãos que estão aqui comigo mandam um abraço.
22
Todos do santo povo de Deus também mandam um abraço, especialmente aqueles que trabalham no palácio de César.
23
A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de vocês.

topo
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter