Minha maior alegria é fazer a tua vontade, ó meu Deus. A tua Lei está gravada no meu coração. Salmo 40.8
Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Portugués


Isaías 61
Isaías 62
Isaías 63
2 Timóteo 4

Isaías 61


1
O ESPÍRITO DO Senhor Deus está sobre Mim, porque o Senhor Me escolheu para levar as boas notícias de salvação aos desanimados e aflitos. Ele Me mandou consolar os que têm o coração partido, anunciar liberdade aos presos e dar vista aos cegos.
2
Ele Me mandou anunciar a chegada do dia em que o Senhor vai mostrar a todos a sua graça, e também o dia em que Deus vai Se vingar de Seus inimigos. Ele Me mandou consolar os que estão chorando
3
e dar a todos os que estão de luto em Israel, uma bela coroa em vez de cinzas sobre a cabeça, perfume de alegria em vez de lágrimas de tristeza no rosto, roupas de festa e louvor em vez de um espírito triste e abatido. Porque o Senhor vai plantar esse povo; eles serão fortes e belos como carvalhos, e darão glória a Ele.
4
Eles vão reconstruir as cidades destruídas, as antigas ruínas, tornarão a edificar o que ficou arrasado por séculos e séculos.
5
Estrangeiros virão para tomar conta dos seus rebanhos; vocês terão gente de outras nações servindo como lavradores nas suas plantações de cereais e de uvas.
6
Serão chamados sacerdotes do Senhor e servos do nosso Deus. Serão alimentados com as riquezas das nações e se alegrarão de possuir os tesouros de outros povos.
7
Em vez da vergonha e das ofensas pelas quais passaram, e que foram grandes, vocês terão honra, riquezas e alegria em dobro, para sempre.
8
Porque Eu, o Senhor, amo a justiça; odeio o roubo e a mentira. Eu vou dar ao meu povo a recompensa justa por todos os seus sofrimentos e farei com eles um trato que vai durar para sempre.
9
Os israelitas serão sempre honrados e respeitados por todas as nações. Todos saberão que o israelita faz parte da nação abençoada pelo Senhor.
10
Eu vou contar a vocês toda a felicidade que o Senhor me deu! Ele me vestiu com roupas de salvação, e colocou sobre os meus ombros o manto da justiça. Sou como um noivo vestido para o casamento, como a noiva enfeitada com suas jóias.
11
O Senhor Deus fará brotar a sua justiça e o seu louvor entre as nações, como um jardim faz nascer suas plantinhas e como a terra produz suas árvores.

topo

Isaías 62


1
POR CAUSA DO meu amor a Sião, pelo meu amor a Jerusalém, eu não deixarei de orar e pedir a Deus por ela. Vou insistir até aparecer, bela e brilhante, a justiça de Jerusalém, até surgir a forte luz da sua salvação.
2
Os outros povos verão a sua justiça. Os reis ficarão admirados com a sua glória; você receberá um novo nome, dado pelo Senhor mesmo.
3
Ele vai levantar você em suas mãos, para todos a verem - uma gloriosa coroa para o Grande Rei.
4
Você nunca mais será chamada "A Terra Abandonada por Deus" ou "A Terra Que Deus Esqueceu". O seu novo nome será "A Terra do Prazer de Deus" e "A Noiva", porque o Senhor se alegrará em você, e a tomará para ser sua.
5
Porque os israelitas tomarão posse de você, Jerusalém, como um rapaz se casa com a moça que escolheu. Deus Se alegrará por sua causa, como o noivo se alegra com sua noiva.
6
Ó Jerusalém, Eu coloquei vigias sobre o seu muro. Eles vão orar a Deus sem parar, pedindo que Ele cumpra suas promessas. Vocês, vigias, orem sem parar; não dêem descanso ao Senhor até Ele firmar Jerusalém, e torná-la famosa e respeitada por toda a terra.
8
O Senhor jurou a Jerusalém, por seu próprio poder: "Eu nunca mais a entregarei aos seus inimigos. Os soldados estrangeiros nunca mais roubarão os cereais e o vinho que vocês produziram com muito esforço.
9
Vocês que plantaram o cereal, comerão o pão e louvarão ao Senhor. Vocês que plantaram as uvas, beberão o vinho no pátio do Templo.
10
Saiam, saiam! Preparem o caminho para a volta do meu povo! Tapem os buracos, arranquem as pedras! Levantem bem alto, para todos verem, a bandeira de Israel.
11
Vejam, o Senhor mandou esta mensagem até os confins da terra: "Digam ao meu povo que Eu, o seu Salvador, estou chegando e trazendo a sua recompensa, o prêmio que Eu darei a vocês".
12
Vocês serão chamados "O Povo Santo", "O Povo que o Senhor libertou". E você, Jerusalém, será chamada "A Terra Desejada", "A Cidade Abençoada de Deus".

topo

Isaías 63


1
QUEM É ESTE que vem de Edom, da cidade de Bozra, com belas roupas vermelhas? Quem é este que vem marchando cheio de força e poder, vestido de roupas reais? "Sou Eu, o Senhor, anunciando a justiça! Sou Eu, o Senhor, poderoso para salvar!"
2
"Por que as suas roupas estão vermelhas, como se estivesse amassando uvas com os pés"?
3
Eu estava sozinho no tanque de esmagar uvas. Eu pisei as uvas sozinho, não havia ninguém para Me ajudar. Na minha ira, esmaguei os meus inimigos como se fossem uvas. No meu furor, pisei os meus inimigos e o seu sangue manchou as minhas roupas.
4
O desejo de vingar o meu povo estava no meu coração, e a hora certa havia chegado. Sim, havia chegado à hora de libertar o meu povo da mão dos que o escravizaram.
5
Procurei alguém que Me ajudasse, mas não havia ninguém. Fiquei muito admirado, e sozinho executei a vingança. Sem ajuda alguma Eu trouxe salvação para o meu povo, e castiguei meus inimigos.
6
Na minha ira, pisei os povos rebeldes: deixei as nações tontas com o meu ódio e derramei por terra o sangue dos meus inimigos.
7
Eu vou anunciar os atos de bondade de Deus. Vou louvar o Senhor por tudo de bom que Ele nos fez, pelo seu grande amor pelo povo de Israel. Ele mostrou esse grande amor, perdoando os israelitas e sendo bondoso com eles, várias e várias vezes.
8
Ele dizia: "Eles são meus, o meu próprio povo. Desta vez eles não vão mentir para Mim". Por isso Ele passou a ser o Salvador de Israel.
9
Quando Israel sofria, Ele sofria também; Ele mesmo, pessoalmente, os salvou. Cheio de amor e de compaixão, Ele libertou, guiou e levou nos braços o povo de Israel, através dos anos.
10
E como foi que o povo retribuiu todo esse amor? Foram rebeldes e desobedientes, entristeceram o seu Espírito Santo. Por causa disso, Ele passou a agir como inimigo e lutou pessoalmente contra eles.
11
Então o povo se lembrou do passado, quando Moisés, o servo de Deus, libertou Israel do Egito, e reclamou: Onde está Aquele que fez Israel atravessar o mar, guiado por Moisés? Onde está o Deus que mandou o seu Espírito Santo morar no meio do seu povo?
12
Aquele que deu seu grande poder a Moisés, que abriu as águas do mar diante dos israelitas e assim Se tornou famoso e respeitado para sempre?
13
Onde está Aquele que guiou o povo pelo fundo do mar, que levou os israelitas em segurança através do deserto?"
14
O Espírito do Senhor fez os israelitas descansarem como o gado pastando num vale. Assim o Senhor guiou o seu povo e tornou o seu nome famoso e respeitado.
15
Agora, Senhor, olhe para nós, desde a sua santa e gloriosa morada! Onde está o amor que no passado o Senhor mostrou por nós - onde estão os grandes milagres, onde foi parar a sua compaixão? Será que acabou o seu carinho especial por Israel?
16
Mas eu tenho certeza de que o Senhor ainda é nosso Pai. Se Abraão não nos aceitasse como filhos, se Jacó nos expulsasse de sua família, ainda assim o Senhor seria nosso Pai. Desde a eternidade o Senhor é o nosso Libertador!
17
Ó Deus, por que o Senhor endureceu os nossos corações? Por que nos fez desviar dos seus caminhos e desobedecer às suas leis? Por favor, Senhor, volte e ajude-nos! Volte, por amor ao seu povo!
18
Nós possuímos Jerusalém por tão pouco tempo! Os nossos inimigos destruíram o seu santo templo.
19
Por que o Senhor está nos tratando como se nunca tivéssemos sido o seu povo escolhido? Até parece que somos uma nação de pecadores, que nunca O adorou como o seu "Senhor"!

topo

2 Timóteo 4


1
Eu ordeno a você, com muita seriedade, na presença de Deus e de Cristo Jesus, que um dia vai julgar os vivos e os mortos quando ele voltar e estabelecer o seu reino:
2
Pregue a palavra. Esteja sempre pronto, com um sentimento de urgência, para anunciá-la, seja em tempo fácil, quando as pessoas quiserem ouvir, ou em tempo difícil, quando elas não quiserem ouvir. Com muita paciência e bons ensinos, convença a respeito do erro, repreenda e encoraje.
3
Pois o tempo está chegando, quando as pessoas não tolerarão o ensino que promove saúde espiritual. Mas segundo seus próprios maus desejos, juntarão por eles mesmos mestres que falarão tudo o que os seus ouvidos, desejosos por coisas novas e prazerosas, querem ouvir.
4
Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para seguir os mitos.
5
Mas quanto a você, mantenha-se equilibrado em cada situação, suporte os sofrimentos, faça o trabalho de um evangelista e cumpra totalmente o trabalho que Deus tem dado a você.
6
Pois a minha vida já está sendo derramada como uma oferta de bebida a Deus, e o tempo para eu partir deste mundo está perto.
7
Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.
8
E agora o prêmio está me esperando, a coroa da justiça, que o Senhor, o justo juiz, me dará naquele Dia, e não somente a mim, mas também a todos que amaram sua vinda.
9
Faça o possível para vir a mim o mais rápido que puder.
10
Pois Demas, porque ele amou este mundo, me abandonou e foi para a cidade de Tessalônica. Crescente foi para Galácia e Tito para a Dalmácia.
11
Somente Lucas está aqui comigo. Busque Marcos e traga ele com você quando vier, porque ele pode me ajudar muito no ministério.
12
Eu enviei Tíquico para a cidade de Éfeso.
13
Quando você vier, faça questão de trazer a capa que eu deixei com Carpo em Trôade e também os meus livros, especialmente os pergaminhos.
14
Alexandre, o ferreiro, me prejudicou muito, mas o Senhor lhe retribuirá por tudo que ele tem feito.
15
Você também deve ter cuidado com ele, pois ele vigorosamente se levantou contra nossa mensagem.
16
A primeira vez que eu fui levado diante do juiz, ninguém foi comigo. Todo mundo me abandonou. Que isso não seja cobrado deles!
17
Mas o Senhor estava comigo e me deu força para que eu pudesse pregar a mensagem em sua totalidade e para que todos os que não são judeus a ouvissem. E assim eu fui libertado da boca do leão.
18
Sim, o Senhor me livrará de cada obra maligna e ele me levará seguro para o seu reino celestial. Toda glória seja dada a ele para todo o sempre! Amém.
19
Mando um abraço para Priscila e Áquila e também para a família de Onesífero.
20
Erasto ficou em Corinto, e eu deixei Trófimo em Mileto porque ele estava doente.
21
Faça seu melhor para chegar aqui antes do inverno. Éubulo mandou um abraço a vocês e também Prudente, Lino, Cláudia e todos os irmãos.
22
O Senhor seja com seu espírito. A graça seja com vocês.

topo
Únete a nuestra comunidad
Facebook
Twitter