Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Portugués
Jeremias 38Jeremias 39Jeremias 40João 13.1-30Jeremias 38
1
SEFATIAS , FILHO DE Matâ, Gedalias, filho de Pasur, Jucal, filho de Selemias, e Pasur, filho de Malquias, ouviram tudo que Jeremias dizia ao povo.
2
Ele anunciava as mensagens do Senhor: "Quem ficar em Jerusalém será morto na guerra, pela fome ou de doença. Mas, quem se render aos caldeus escapara com vida, mesmo perdendo tudo o que tem.
3
Sem a menor sombra de dúvida, Jerusalém será conquistada pelo exército do rei da Babilônia. Nabucodonosor tomará posse desta cidade!
4
Então os quatro oficiais procuraram o rei e disseram: "Por favor, deixe-nos matar Jeremias! Com as palavras dele vai deixar todos os nossos soldados e cidadãos completamente desanimados! Ninguém mais vai querer lutar para defender a cidade. Jeremias não tem boas intenções, ele é um traidor!"
5
O rei Zedequias concordou, e disse: "Façam o que bem entenderem com ele. De qualquer maneira, eu não poderia impedir vocês!"
6
Os oficiais foram à cela onde estava Jeremias. Tiraram o profeta de lá, e Jeremias foi jogado dentro de um poço vazio, no pátio da guarda do palácio. Esse poço pertencia a Malquias, filho do rei. No fundo do poço não havia água, mas uma grossa camada de lama, e Jeremias ficou atolado nela.
7
Quando Ebede-Meleque, o etíope responsável pelas esposas e filhos do rei Zedequias, soube que Jeremias tinha sido jogado dentro do poço
8
correu até o Portão de Benjamim, onde o rei estava julgando um caso.
9
"á rei, meu senhor," disse ele, "seus oficiais fizeram uma coisa muito má, jogando Jeremias dentro do poço. Lá dentro ele vai morrer de fome, porque quase todo o pão de Jerusalém já acabou."
10
Então o rei ordenou que Ebede-Meleque levasse trinta homens e tirasse o profeta Jeremias de dentro do poço, antes que ele morresse.
11
Ebede-Meleque escolheu os trinta homens. Chegando ao palácio, foi a um quarto onde se jogavam trapos e coisas velhas. Pegou uns pedaços de pano e, por meio de cordas, desceu-os a Jeremias no fundo do poço.
12
Então gritou para Jeremias: "Coloque esses trapos debaixo dos braços. Assim as cordas não cortarão suas axilas." Jeremias fez conforme Ebede-Meleque sugeriu
13
e foi puxado para cima, por meio de cordas. Depois que saiu do poço, Jeremias foi levado de volta para a prisão do palácio, junto ao alojamento dos guardas.
14
Algum tempo depois, o rei Zedequias mandou buscar Jeremias, para se encontrar com ele junto à terceira porta do templo. Lá, ele disse ao profeta: "Vou lhe fazer uma pergunta; quero que me responda apenas a verdade, e não esconda coisa alguma!"
15
Jeremias respondeu: Se eu lhe disser a verdade, você me matará. E, mesmo que eu lhe dê um bom conselho, você não vai me escutar."
16
Então, em segredo, Zedequias jurou a Jeremias: "Eu prometo, em nome do Senhor, o Criador da vida, que não o matarei. Também não o entregarei aos homens que tentam acabar com a sua vida."
17
E Jeremias disse a Zedequias: O Senhor, o Deus de todo o Universo, o Deus de Israel, diz: Se você se entregar ao rei da Babilônia, salvará sua vida, salvará Jerusalém da destruição, e poderá viver com sua família.
18
Mas se não se render, esta cidade será destruída a fogo pelos caldeus, e você não conseguirá escapar aos soldados de Nabucodonosor.
19
"Eu tenho medo de me render" disse o rei, "e ser entregue aos judeus que passaram para o lado dos caldeus. Quem sabe, talvez eles me maltratem, zombem de mim".
20
Jeremias respondeu: "Basta você obedecer a estas ordens do Senhor, e nada de mal acontecerá. Você não será entregue aos inimigos, e escapará com vida".
21
"Mas, se você teimar em não se render, é esta a profecia que o Senhor me autoriza a dar: todas as suas esposas serão entregues aos oficiais do rei da Babilônia! Elas é que vão zombar de você, dizendo: 'Belos amigos você arranjou, esses egípcios! Quando a situação ficou ruim, eles nos abandonaram à nossa própria sorte!'
23
Todas as suas esposas e todos os seus filhos serão levados como escravos para Babilônia. Você não conseguirá escapar. Será preso pelo rei da Babilônia, e esta cidade de Jerusalém será destruída a fogo!"
24
Quando terminou a conversa, Zedequias disse a Jeremias: Não conte uma palavra desta conversa a pessoa alguma! Se alguém souber que estivemos conversando, você será morto sem falta.
25
Se algum oficial vier perguntar sobre o que conversamos, e ameaçar tirar sua vida se você não contar
26
diga que você apenas me pediu para não ser levado de volta à prisão da casa de Jônatas, porque tem medo de morrer ali.
27
De fato, pouco tempo depois, os oficiais da cidade vieram interrogar Jeremias sobre a conversa entre ele e o rei. Ele disse exatamente o que Zedequias tinha mandado, e os oficiais partiram sem descobrir nada, deixando Jeremias em paz.
28
E Jeremias continuou preso no pátio do palácio, até o dia em que Jerusalém foi reconquistada pelos exércitos da Babilônia.
topoJeremias 39
1
EM JANEIRO, NO nono ano do reinado de Zedequias, Nabucodonosor, rei da Babilônia, voltou a atacar Jerusalém com todo o seu exército. Cercaram a cidade durante dois anos.
2
Então no décimo primeiro ano do reinado de Zedequias, no mês de julho, os soldados caldeus conseguiram abrir uma brecha no muro e penetrar na cidade.
3
Todos os oficiais do rei Nabucodonosor entraram em Jerusalém e reuniram um conselho, junto ao Portão do Meio, que separava a parte alta e a parte baixa da cidade. Nesse conselho estavam Nergal-Sarezer, Sangar-Nebo, Sarsequim, Nergal-Sarezer, conselheiro-chefe do rei Nabucodonosor, e muitos outros.
4
Zedequias e alguns soldados viram a reunião dos oficiais caldeus e compreenderam que tudo estava perdido. Durante a noite, fugiram de Jerusalém pelo jardim do palácio, onde havia uma porta entre os muros. Saíram da cidade rumo ao vale do rio Jordão.
5
Mas, quando estavam nos campos próximos a Jericó, foram apanhados pelos soldados caldeus e levados presos à presença do rei Nabucodonosor, em Ribla, na terra de Hamate. Lá, o rei da Babilônia julgou Zedequias, rei de Judá.
6
Zedequias foi obrigado a ver seus filhos e os nobres do palácio serem mortos pelos caldeus, em Ribla.
7
Depois disso, Nabucodonosor mandou furar os olhos de Zedequias, prendeu suas mãos e pés com correntes de bronze, e levou o rei de Judá como escravo para a Babilônia.
8
Enquanto isso, o exército incendiava Jerusalém, o palácio e todas as casas, e derrubava completamente os muros da cidade.
9
Nebuzaradã, o capitão da guarda, e seus homens, ajuntaram o povo que tinha ficado na cidade e as pessoas que fugiram para o lado dos caldeus, e mandaram toda essa gente para a Babilônia como escravos.
10
Escolheu algumas pessoas, as mais pobres, e essas ficaram na terra de Judá. Além disso, Nebuzaradã lhes deu campos e plantações de uvas.
11
O rei da Babilônia, Nabucodonosor, dera ordem a Nebuzaradã, chefe da guarda, para encontrar Jeremias e cuidar dele. "Ache esse homem, cuide dele e faça tudo o que ele pedir", foi a ordem do rei.
13
Por isso, Nebuzaradã, o chefe da guarda, Nebusazdã, chefe dos servos do rei, Nergal-Sarezer, conselheiro-chefe do rei, e os outros oficiais do rei
14
mandaram soldados para tirar Jeremias da prisão e entregaram o profeta aos cuidados de Gedalias, filho de Aicão e neto de Safã. Gedalias deveria levar Jeremias para sua casa. Assim Jeremias voltou à liberdade, vivendo entre o povo que tinha ficado em Judá.
15
Enquanto Jeremias ainda estava na prisão, o Senhor tinha mandado a ele a seguinte mensagem:
16
Vá dizer a Ebede-Meleque, o etíope, o seguinte: O Senhor do Universo, o Deus de Israel, manda lhe dizer: Farei a esta cidade todo o mal que prometi! Você verá com os próprios olhos a destruição de Jerusalém.
17
Mas Eu o livrarei desse sofrimento; você não será preso pelos caldeus, de quem você tem tanto medo.
18
Você Me obedeceu e confiou em Mim! Em troca disso, Eu o protegerei e salvarei a sua vida."
topoJeremias 40
1
JEREMIAS FOI LEVADO junto com outros moradores de Jerusalém para Ramá, onde ficaram presos antes de ir para a Babilônia. Lá, Nebuzaradã, o chefe da guarda, encontrou o profeta e o libertou.
2
Nabuzaradã chamou Jeremias e lhe disse: "O Senhor, o seu Deus, fez acontecer toda essa destruição em Judá, tal como havia falado. Isso aconteceu por que vocês pecaram contra o Senhor e não obedeceram suas ordens. Sim, foi por isso que houve toda essa destruição!
4
Agora eu vou lhe devolver a liberdade. Você está livre para fazer o que quiser; se preferir ir comigo para a Babilônia, está bem, eu tomarei conta de você. Se preferir ficar por aqui mesmo, está bem. Você pode ir para qualquer lugar do mundo; basta escolher e ir viver lá.
5
Jeremias demorou a decidir e Nebuzaradã acabou decidindo por ele. Vá procurar Gedalias, filho de Aicão. Ele foi escolhido pelo rei Nabucodonosor como governador das cidades de Judá. Viva entre o povo, como um homem comum, obedecendo a Gedalias. Mas a escolha é sua; faça o que achar melhor. Então Nebuzaradã deu a Jeremias um pouco de alimento, algum dinheiro, e ele partiu.
6
Foi para onde estava vivendo Gedalias, filho de Aicão, a cidade de Mispa. Ficou vivendo entre o povo que tinha ficado em Judá.
7
Quando os líderes dos grupos de soldados espalhados pelo interior de Judá, souberam que o rei da Babilônia tinha nomeado Gedalias para governar a terra e cuidar dos pobres, homens, mulheres e crianças, e souberam que nem todo o povo tinha sido levado para a Babilônia
8
foram a Mispa procurar Gedalias: estes eram os líderes, Ismael, filho de Netanias, Joanã e Jônatas, filhos de Careá, Seraías, filho de Tanumete, os filhos de Efai, natural de Nefotá, e Jenaias, filho de um sírio de Maaca. Vieram e trouxeram os seus soldados.
9
Gedalias garantiu que era mais seguro render-se ao rei da Babilônia do que tentar lutar contra os caldeus. "Fiquem conosco e sirvam ao rei da Babilônia," disse ele, porque assim vocês viverão em paz e sem preocupações.
10
Eu ficarei aqui em Mispa; quando o rei mandar supervisores para examinar minha administração apresentarei um pedido em favor de vocês. Mas é preciso que vocês escolham cidades onde morar, colham as uvas, os figos, as azeitonas para fazer azeite, e ajuntem bem toda a colheita.
11
Os judeus que haviam fugido para as terras de Moabe, Amom e Edom, ouviram que havia ficado um resto de povo na terra de Judá. Também ficaram sabendo que havia um governador escolhido pelo rei da Babilônia, Gedalias, filho de Aicão e neto de Safã.
12
Por causa disso, resolveram todos voltar para Judá, de todas as terras para onde tinham fugido. Apresentaram-se a Gedalias, em Mispa, tomaram posse de campos e fazendas e colheram muitas uvas e frutas de verão.
13
Algum tempo depois, Joanã, filho de Careá, e os outros líderes de soldados vieram procurar Gedalias em Mispa e disseram: "Tome cuidado porque Baalis, rei dos amonitas, contratou Ismael, filho de Netanias, para matar você". Gedalias, no entanto, não quis acreditar.
15
Então Joanã procurou Gedalias em particular e propôs o seguinte: "Olhe, que tal eu ir sozinho, sem ninguém saber, e matar Ismael? Imagine o que aconteceria se ele matasse você, Gedalias! Esse resto de povo que ficou, os judeus que voltaram de outras terras, seriam novamente espalhados! Ficariam como um rebanho sem pastor!"
16
Mas Gedalias respondeu: "Joanã, você está proibido de fazer isso! Você está espalhando mentiras sobre Ismael!"
topoJoão 13
1-30
1
Antes da celebração da festa da Páscoa, Jesus já sabia que tinha chegado sua hora para deixar este mundo e voltar para seu Pai. Ele tinha amado os seus que estavam no mundo; ele os amou até o fim.
2
Jesus e seus discípulos estavam jantando, e o diabo já tinha colocado no coração de Judas Iscariotes, o filho de Simão, para trair Jesus.
3
Jesus sabia que o Pai tinha dado a ele autoridade sobre tudo e que ele tinha vindo de Deus e voltaria para Deus.
4
Então ele se levantou da mesa, tirou sua capa, e colocou uma toalha em volta da cintura.
5
E ele derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e secá-los com a toalha que estava em sua cintura.
6
Quando Jesus chegou a Simão Pedro, este perguntou: “Senhor, você vai lavar os meus pés?”
7
Jesus respondeu: “Agora você não entende o que estou fazendo, mas um dia você entenderá”.
8
“Não”, disse Pedro, “você nunca lavará meus pés!” Jesus respondeu: “Se eu não o lavar, você não tem parte comigo”.
9
Simão Pedro exclamou: “Então, Senhor, não lave somente meus pés, mas minhas mãos e minha cabeça também!”
10
Jesus respondeu: “Uma pessoa que já tomou banho só precisa lavar os pés para ser completamente limpa. E vocês, meus discípulos, estão limpos, isto é, todos menos um”.
11
Pois Jesus já sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: “Todos menos um”.
12
Depois de lavar os pés deles, Jesus vestiu sua capa de novo e voltou para seu lugar. Então ele perguntou: “Vocês entenderam o que eu fiz por vocês?
13
Vocês me chamam de 'Mestre' e de ‘Senhor’, e tem razão, pois eu sou mesmo.
14
E se eu, o seu Senhor e Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês também devem lavar os pés uns dos outros.
15
Pois eu dei um exemplo para seguirem, para que vocês também façam como eu lhes fiz.
16
Eu falo a verdade a vocês: Um servo não é maior do que o seu senhor, como também um mensageiro não é mais importante do que aquele que o enviou.
17
Agora que vocês sabem essas coisas, serão abençoados se as praticarem.
18
Não é a respeito de todos vocês que eu estou falando, eu conheço aqueles que escolhi; mas para que seja cumprida a Escritura que diz: ‘Aquele que está comendo pão comigo se levantou contra mim’.
19
Eu estou falando isso a vocês agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam que eu sou ele.
20
Eu falo a verdade a vocês: Quem receber aquele que eu enviar estará também me recebendo; e quem me recebe; recebe aquele que me enviou”.
21
Depois de falar isso Jesus sentiu uma profunda tristeza de espírito e declarou abertamente a eles: “Eu falo a verdade a vocês: Um de vocês me trairá”.
22
Os discípulos olharam uns para os outros, sem saber de quem ele estava falando.
23
O discípulo que Jesus amava estava reclinado ao lado dele.
24
Então Simão Pedro fez um sinal a ele para perguntar a Jesus sobre quem ele estava falando.
25
Então aquele discípulo, inclinando-se para Jesus perguntou a ele: “Senhor, quem é?”
26
Jesus respondeu: “Ele é aquele para quem dou este pedaço de pão molhado no prato”. E quando ele tinha molhado o pedaço de pão, ele o deu a Judas, o filho de Simão Iscariotes.
27
E assim que Judas comeu o pão, Satanás entrou nele. Então Jesus disse a ele: “O que você está para fazer, faça logo!”
28
Nenhum dos que estavam à mesa entendeu por que Jesus disse isso a ele.
29
Alguns pensaram que, como era Judas que tomava conta da bolsa de dinheiro, Jesus estava mandando ele comprar alguma coisa para a festa ou dar dinheiro aos pobres.
30
Então Judas, depois de comer o pedaço de pão, saiu imediatamente. E era noite.
topo