"Desde o princípio vocês têm zombado de minhas Leis mas ainda está em tempo de voltarem para Mim", diz o Senhor do Universo. "Venham e Eu os perdoarei." "Mas vocês dizem: 'Quando foi que deixamos o Senhor?'''. Malaquias 3.7
Leitura diária na versão Bíblia Viva - Portugués


Salmo 109
Salmo 110
Salmo 111
Salmo 112
Romanos 8.18-39

Salmo 109


1
Ó SENHOR, DEUS A quem eu sempre canto glórias, não fiques calado!
2
Gente perversa e cheia de traição anda espalhando mentiras contra mim.
3
Estou cercado de gente que me ameaça e me odeia sem qualquer motivo.
4
Sempre procurei demonstrar amor por eles mas enquanto eu orava em seu favor eles tentavam me destruir.
5
Pagaram o bem com o mal, o amor com o ódio.
6
Por isso agora peço: Faze aparecer alguém que espalhe mentiras a respeito desse meu inimigo! Que ele seja julgado por um mau juiz e acusado publicamente!
7
E quando for julgado, que ele seja considerado culpado! E Tu, ó Deus, rejeita a oração desse homem como se fosse pecado!
8
Encurta a vida desse homem e dá o seu lugar a outra pessoa.
9
Traz a desgraça sobre a sua família! Que seus filhos fiquem órfãos e sua esposa viúva, que andem mendigando pelas ruas e sejam expulsos das ruínas de sua casa.
11
Tomara que as riquezas desse homem sejam tiradas pelos credores e os seus bens distribuídos entre os estranhos.
12
Ninguém tenha pena dele, ninguém se interesse em ajudar os seus órfãos.
13
Tomara que sua família desapareça da terra com a morte de seus filhos.
14
Ó Senhor, não Te esqueças de como os pais desse homem foram desobedientes a Ti! Lembra-Te do pecado que a mãe dele cometeu!
15
Lembra-Te sempre desses pecados, ó Senhor, para dares o castigo merecido, a completa destruição desse homem e de sua família.
16
Pois ele nunca pensou em ser bondoso com outras pessoas; pelo contrário, perseguiu e maltratou os pobres, os fracos e os tristes.
17
Ele sentia prazer em rogar pragas contra outras pessoas; agora, Senhor, lança a tua maldição contra ele! Ele nunca abençoou ninguém; por isso, não dês a ele a tua bênção!
18
Para ele, a maldição era quase como a roupa do corpo; não podia viver sem ela. Por isso, ela atingirá todo o seu ser, como a água que ele bebe e o azeite que ele come.
19
Sim, a maldição será a sua roupa e o seu cinto! Nunca se afastará dele!
20
Este será o castigo que o Senhor dará aos que são da parte de Satanás, que planejam destruir a minha alma.
21
Senhor Deus, ajuda-me e salva-me, para mostrar a todos como Tu és grande e poderoso, e que o teu amor fiel não tem fim!
22
Eu estou numa situação muito ruim; sinto-me fraco e sem esperança; o meu coração está partido em pedaços.
23
Vou desaparecendo aos poucos, como a sombra que some quando o sol vai se pondo. A vida me lançou para o alto, como um homem tira um gafanhoto de seu braço.
24
Estou quase morrendo de tanto jejuar; minhas pernas estão fracas; estou reduzido à pele e ossos.
25
Sou o símbolo da vergonha para todo o povo; quando alguém me vê, sacode a cabeça com desprezo.
26
Ajuda-me, Senhor meu Deus! Salva-me por causa do teu amor cuidadoso e fiel.
27
Assim, todos saberão que fui salvo por Ti, que as tuas mãos me livraram!
28
Que me importa se meus inimigos me amaldiçoarem? Tu me abençoas! Todos os planos que eles fizerem para me destruir falharão! Enquanto isso, viverei tranqüilo e alegre.
29
Fiquem envergonhados os meus inimigos! Que eles sejam envolvidos completamente pela desonra e desgraça.
30
Quanto a mim, sempre darei graças ao Senhor com minhas palavras. No meio do meu povo, cantarei glórias a Deus
31
porque Ele se aproxima do pobre para livrar sua vida das mãos de seus inimigos.

topo

Salmo 110


1
O SENHOR DISSE ao Messias, o meu Senhor: "Sente-se em seu trono e seja o Príncipe do meu reino! Eu derrotarei todos os seus inimigos, e eles serão humilhados diante de Você."
2
O Senhor dará ao Messias autoridade e força começando de Jerusalém, e dirá: "Domine todos os seus inimigos!"
3
Quando Ele revelar todo o seu poder, o povo se apresentará de livre vontade para O servir. Os jovens, vestidos com roupas sagradas, são tantos que parecem as gotas de orvalho brilhando quando o sol nasce.
4
O Senhor jurou ao Messias e não voltará atrás: "Você é sacerdote para sempre! Foi escolhido por Deus, como Melquisedeque."
5
Deus lutará ao seu lado, no dia da ira do Senhor, e destruirá os seus inimigos.
6
Deus julgará e castigará as nações, enchendo a terra de mortos; esmagará a cabeça de muita gente.
7
Na sua marcha o Messias renovará suas forças bebendo água dos riachos, atravessando a terra de cabeça erguida, forte e poderoso.

topo

Salmo 111


1
ALELUIA! GLÓRIA AO Senhor! Quero agradecer de todo o coração ao Senhor, diante do povo e dos que amam a Deus, pelas grandes coisas que Ele faz. Quem tem prazer nas obras do Senhor deve procurar entender cada uma delas.
3
As maravilhas que Deus faz revelam o seu poder e a sua grandeza; mostram que Ele é eternamente justo.
4
Quem poderá esquecer as maravilhas operadas pelo Senhor? Ele é bondoso e cheio de amor por nós!
5
A quem o ama e obedece, o Senhor dá tudo que é necessário para viver, porque jamais Se esquece do seu compromisso com eles.
6
Ele mostrou ao seu povo como é grande o seu poder, dando a Israel a terra de Canaã, quando ainda viviam nela muitas nações pagãs.
7
Tudo que Ele faz demonstra sua verdade e sua justiça. As leis do Senhor são verdadeiras e dignas de confiança. Elas valerão para todo o sempre, pois estão baseadas na fidelidade e na retidão de Deus.
9
Ele pagou o preço da liberdade do seu povo e assumiu um compromisso eterno com Israel. O Senhor é santo e muito poderoso! Merece todo o nosso respeito.
10
Como podemos ser sábios? O primeiro passo é amar e obedecer ao Senhor! Quem viver assim mostra que é uma pessoa sensata e louvará a Deus eternamente.

topo

Salmo 112


1
ALELUIA! GLÓRIA AO Senhor! Quem ama e obedece ao Senhor e cumpre com alegria os seus mandamentos tem uma vida cheia de bênçãos e alegrias!
2
Sua família será rica e famosa em toda a terra; os filhos e netos deste homem direito serão abençoados por Deus.
3
Ele será rico e sempre lembrado pelas coisas boas que fez.
4
Quando ele estiver cercado pela escuridão, Deus iluminará o seu caminho. Por isso, ele é bondoso, gosta de ajudar os outros e sempre age com justiça.
5
Este homem bom sente grande alegria em ajudar os necessitados com seus bens e sempre realiza seus negócios com honestidade.
6
Ele nunca será derrotado pelas dificuldades da vida e todos se lembrarão dele como um homem justo.
7
Ele não tem medo de más notícias porque o seu coração confia totalmente no Senhor e ele tem uma base firme para sua vida.
8
Por isso, não tem medo de seus inimigos; sabe que Deus o ajudará a vencer.
9
Ele reparte seus bens, ajuda os pobres e necessitados. E assim, será sempre lembrado pelas suas boas obras. Ele terá muita influência e honra em sua sociedade.
10
Os pecadores perversos ficarão furiosos vendo isso; rangerão os dentes e desaparecerão, sem esperança de conseguir sucesso.

topo

Romanos 8

18-39
18
Contudo, aquilo que sofremos agora é insignificante, se compararmos com a glória que Ele nos dará mais tarde.
19
Toda a criação espera com paciência e esperança por aquele dia futuro quando Deus ressuscitará os seus filhos.
20
Isto porque naquele dia todos os espinhos e ervas daninhas, todo o pecado, morte e Corrupção - as coisas que por ordem de Deus dominaram o mundo contra a própria vontade do mundo - tudo desaparecerá, e o mundo ao nosso redor participará da gloriosa liberdade do pecado que os filhos de Deus desfrutam.
21
Isto porque naquele dia todos os espinhos e ervas daninhas, todo o pecado, morte e Corrupção - as coisas que por ordem de Deus dominaram o mundo contra a própria vontade do mundo - tudo desaparecerá, e o mundo ao nosso redor participará da gloriosa liberdade do pecado que os filhos de Deus desfrutam.
22
Sabemos que até mesmo as coisas da natureza, como os animais e as plantas, sofrem na doença e na morte enquanto esperam esse tão grande acontecimento.
23
E mesmo nós, os cristãos, embora tenhamos o Espírito Santo em nós como uma amostra que nos permite conhecer o sabor da glória futura, também gememos para ser libertados da dor e do sofrimento. Nós também esperamos ansiosamente aquele dia quando Deus nos dará plenos direitos como seus filhos, inclusive os novos corpos que Ele já prometeu - corpos que nunca voltarão a enfermar e nunca jamais morrerão.
24
Somos salvos pela confiança. E confiar quer dizer: esperar ansiosamente conseguir algo que ainda não temos - pois um homem que já tem algo não precisa esperar e confiar que o conseguirá.
25
Entretanto, se precisamos continuar a confiar em Deus por algo que ainda não aconteceu, isso nos ensina a esperar com paciência e certeza.
26
E desse mesmo modo - pela nossa fé - o Espírito Santo nos ajuda em nossos problemas diários e em nossas orações. Nem mesmo sabemos por quais devemos orar, nem orar como devemos; o Espírito Santo, porém, ora por nós com tal sentimento que não pode ser expresso em palavras.
27
E o Pai, que conhece todo os corações, evidentemente sabe o que o Espírito está dizendo enquanto Ele intercede por nós em harmonia com a própria vontade divina.
28
E sabemos que tudo quanto nos acontece está operando para o nosso próprio bem, se amarmos a Deus e estivermos nos ajustando aos plano dele.
29
Desde o princípio de tudo Deus decidiu que aqueles que fossem a Ele - e no decorrer dos tempos Ele sabia quem iriam - se tornassem semelhantes ao seu Filho, de tal modo que seu Filho fosse o Primeiro, com muitos irmãos.
30
E, ao nos escolher, Ele nos chamou para ir a Ele; e quando fomos, Ele declarou-nos "sem culpa", encheu-nos com a retidão de Cristo, deu-nos o direito de ficar com Ele e nos prometeu sua glória.
31
Que podemos dizer diante de coisas tão magníficas quanto estas? Se Deus está de nosso lado, quem e que pode estar contra nós?
32
Visto que Ele, em nosso favor, não poupou nem o seu próprio Filho, mas O entregou por todos nós, será que certamente não nos dará tudo o mais?
33
Quem se atreve a nos acusar, a nós que Deus escolheu para sermos dele? Será que Deus fará isso? Nunca! Foi Ele quem nos perdoou e nos deu o direito de ficar com Ele.
34
Quem nos condenará, então? Cristo? Não! Foi Ele quem morreu por nós e voltou à vida por nossa causa, e agora está sentado no lugar de maior honra junto a Deus, rogando por nós lá no céu.
35
Quem, então, pode jamais ocultar de nós o amor de Cristo? Quando estamos em aflição ou em desventura, quando somos perseguidos de morte ou destruídos, será que isso acontece por que Ele não mais nos ama? E se tivermos fome, ou ficarmos, sem dinheiro, ou passarmos por perigos, ou formos ameaçados de morte, será pois que Deus nos desamparou?
36
Não, pois as Escrituras nos dizem que por sua causa precisamos estar prontos a enfrentar a morte a qualquer momento do dia - somos como ovelhas, prontas a ser abatidas no matadouro.
37
Mas apesar de tudo isso, temos uma vitória esmagadora por meio de Cristo, que nos amou a ponto de morrer por nós.
38
Estou convencido de que nada poderá jamais nos separar do seu Amor. A morte não o pode, nem tampouco a vida. Os anjos não o poderão, e todas as forças do inferno não poderão afastar de nós o amor de Deus. Nossos temores pelo dia de hoje, nossas preocupações sobre o dia de amanhã
39
ou o lugar onde estivermos - bem alto no céu, ou nas profundezas do mar - nada, jamais, será capaz de separar-nos do amor de Deus demonstrado pelo nosso Senhor Jesus Cristo quando morreu por nós.

topo
Únete a nuestra comunidad
Facebook
Twitter