Eu me esforcei de todo o coração para Te encontrar; não me deixes desviar das tuas regras de conduta. Salmo 119.10
Leitura diária na versão Bíblia Viva - Portugués


Jeremias 15
Jeremias 16
João 8.12-30

Jeremias 15


1
MAS O SENHOR deu a seguinte resposta à minha oração: Mesmo que Moisés e Samuel viessem à minha presença e Me pedissem para perdoar esse povo, Eu não perdoaria! Fora com ele! Mande-o para longe da minha presença!
2
E se eles perguntarem: Para onde iremos? Diga que esta é a resposta do Senhor. Quem foi destinado à morte, para a morte; quem foi destinado a morrer na guerra, morrerá na guerra; quem deve morrer de fome, vai morrer de fome; quem foi separado para a escravidão, será levado como escravo.
3
Eu vou castigar Judá com quatro tipos de castigo, diz o Senhor: a espada para matar, os cachorros para arrastar os corpos mortos, as aves e os animais ferozes do campo para devorar o que sobrar.
4
Por causa de todos os pecados e maldades que Manassés, filho de Ezequias, fez e ensinou em Jerusalém, esse terrível castigo virá sobre o povo. Assim, todo o mundo saberá o que é a minha ira!
5
Quem vai sentir pena de você, Jerusalém? Quem vai chorar pelo que aconteceu a você? Quem ao menos vai perguntar como vai você? Ninguém!
6
Você Me abandonou, virou as costas, diz o Senhor. Por isso, vou descer a minha mão sobre você e a destruirei. Já Me cansei de sempre dar uma nova oportunidade.
7
Muitos jovens morreram lutando para defender suas cidades dos inimigos. Deixei muitas mães sem filhos em Judá, destruí o meu povo, mas ele não quis deixar os seus maus caminhos.
8
Haverá tantas viúvas, que será impossível contar. Ao meio-dia Eu matarei os jovens, e farei as mães chorarem de tristeza. Mandarei medo e sofrimento sobre todo o povo, de repente.
9
A mulher que teve sete filhos, desmaia ao saber que eles morreram. O sol de sua vida se esconde em pleno dia; ela perde a noção das coisas, e se afunda no desespero. Eu mesmo levarei toda a sua família para a morte, nas mãos dos soldados inimigos.
10
Então Jeremias desabafou: "Pobre de mim, minha mãe! Eu acabei como um homem odiado em todo o nosso país. Nunca fiquei devendo a ninguém, nunca emprestei a juros - mas quando passo na rua, todos me amaldiçoam e fazem ameaças."
11
Deixe que falem! Senhor, bem sabe como orei por eles, como pedi que fossem poupados esses meus inimigos.
12
Haverá alguém capaz de quebrar barras de ferro ou de bronze do norte? Também não há ninguém capaz de quebrar a vontade e a teimosia do povo de Judá. Entregarei aos seus inimigos as riquezas e tesouros que ele ajuntou, por causa de todos os pecados que praticou.
14
Os inimigos de Judá vão levar o povo como escravo para uma terra que ele não conhece, porque a minha ira está ardendo como fogo, e vai queimar todos eles.
15
E Jeremias respondeu: "Meu Deus, o Senhor sabe porque estou sendo perseguido. Proteja-me e castigue os meus inimigos. Pelo seu amor, não deixe que eles me matem. Eu estou sofrendo tudo isso porque amo ao Senhor!
16
As suas palavras são o meu alimento; elas enchem o meu coração de alegria! Eu tenho orgulho de ser conhecido como uma pessoa que ama o Senhor, o Deus de todo o Universo!
17
Nunca participei das festas e alegrias do povo; eu já sentia na carne o sofrimento que o Senhor prometeu ao povo por causa do pecado, e por isso vivi sozinho, afastado de todos. Por que o Senhor não cura essa dor, essa ferida na minha alma? Por que não me livra dos meus inimigos? Sua ajuda parece um riacho do sertão: um dia com água de sobra, outro dia completamente seco!"
19
Então o Senhor respondeu: Deixe de se lamentar, Jeremias! Você precisa é se arrepender e voltar a confiar em Mim. Só assim você continuará sendo meu profeta! Deixe de lado o seu erro, e você poderá atrair outras pessoas; caso contrário, eles farão você se revoltar contra Mim!
20
Eles vão atacar você como um exército cercando os muros de uma cidade, mas não o destruirão. Eu mesmo vou proteger você, Jeremias! Eu mesmo o salvarei e livrarei dos seus inimigos, diz o Senhor.
21
Vou tirar você das mãos dos pecadores; Eu o salvarei das garras dos homens violentos.

topo

Jeremias 16


1
EM OUTRA OCASIÃO o Senhor me deu a seguinte ordem:
2
Você não deve se casar, nem ter filhos nesta cidade.
3
As crianças que nascerem aqui, assim como seus pais e suas mães
4
morrerão de terríveis doenças. Ninguém vai chorar por eles, e os seus corpos não serão enterrados; vão apodrecer e servir de adubo para a terra. Os moradores desta cidade também morrerão na guerra, e de fome; e os animais ferozes e as aves comerão os seus corpos mortos.
5
Não fique com pena desse povo, nem chore por sua causa. Eu tirei dele a proteção e a paz que havia dado - retirei o meu grande amor e a minha compaixão.
6
Os grandes e os humildes vão morrer juntos neste país, e não serão enterrados. Ninguém vai chorar por eles, ninguém vai se cortar ou raspar a cabeça em sinal de tristeza - um mau costume que aprenderam com as nações pagãs.
7
Ninguém vai procurar consolar os parentes, levando uma refeição. Ninguém vai mandar um copo de vinho em sinal de tristeza, para os filhos que estão de luto pela morte do pai ou da mãe.
8
Você também não deve ir a banquetes e reuniões alegres, onde há comida e bebida à vontade; isso vai mostrar ao povo o que vai acontecer no futuro.
9
Porque o Senhor do Universo, o Deus de Israel, promete: Eu vou acabar, ainda durante esta geração, na presença de vocês, com toda a alegria! Não vão mais se ouvir as vozes felizes e o riso, as canções alegres e a conversa cheia de sonhos dos recém-casados.
10
Quando você anunciar isto ao povo, eles vão perguntar: "Por que o Senhor promete nos castigar desse jeito? O que fizemos de mal para merecer tanto sofrimento? Qual foi o nosso pecado contra o Senhor nosso Deus?"
11
Então você deve dar a minha resposta: Porque os seus pais Me abandonaram. Procuraram outros deuses, e adoraram ídolos; deixaram de lado a Mim e a minha Lei.
12
E vocês, vocês foram piores que seus pais! Vocês são teimosos, têm o coração maldoso, duro como pedra. Preferem fazer sua própria vontade, a ouvir as minhas palavras.
13
Por causa disso, Eu expulsarei todos vocês desta terra, e os jogarei numa terra estranha e distante, onde os israelitas nunca estiveram. Lá, continuarão a adorar deuses falsos se quiserem, pois Eu não mostrarei qualquer interesse ou cuidado por vocês!
14
Apesar de tudo isso, vai chegar um dia maravilhoso, diz o Senhor. Quando ele chegar, ninguém mais vai comentar como Deus tirou os israelitas do Egito. O assunto do momento será a libertação dos israelitas, que eram escravos na terra do norte, e estavam espalhados por todo o mundo. Todos vão falar sobre como o Senhor tirou o povo de Israel da escravidão, e levou de volta à sua antiga terra, prometida a Abraão, Isaque e Jacó!
16
Mas agora Eu vou mandar pescadores para tirar os israelitas das águas profundas onde se esconderam da minha ira. Vou mandar caçadores para tirar os israelitas dos lugares onde se escondem, nas florestas, nos montes e até nas cavernas. Eles não escaparão ao meu castigo
17
porque os meus olhos vêem tudo o que eles fazem de errado. Ninguém é capaz de esconder-se de Mim; homem nenhum pode Me impedir de ver seus pecados.
18
Eu os castigarei em dobro pelos seus pecados e desobediências. Encheram Israel de ídolos, e ofereciam criancinhas aos seus falsos deuses! Toda a minha terra ficou cheia de pecado!
19
Ó Deus, minha Força e minha Fortaleza, meu Refúgio no sofrimento, povos de todo o mundo virão ao Senhor e dirão: "Nossos pais correram atrás de ilusões, adorando ídolos que nada valiam!
20
Seria possível ao homem criar a Deus? Os ídolos feitos pelo homem não têm nada de Deus, são falsos deuses."
21
Quando vierem a Mim com esse espírito, Eu mostrarei a todo o mundo o meu poder e a minha força. Então, finalmente, eles compreenderão que Eu sou o único Deus, e o meu nome é O Senhor!

topo

João 8

12-30
12
Depois, em um dos Seus ensinos, Jesus disse ao povo: "Eu sou a Luz do mundo. Portanto, se vocês Me seguirem, não vão tropeçar na escuridão, porque sobre o caminho de vocês se derramará a luz viva".
13
Os fariseus responderam: "Você está Se elogiando - mentindo!"
14
Jesus lhes disse: "Estas afirmações são verdadeiras, mesmo que Eu esteja falando a respeito de Mim mesmo. Porque Eu sei de onde vim, e para onde vou, mas vocês não sabem isto a meu respeito.
15
Vocês me julgam sem conhecer os fatos. Eu não estou julgando vocês agora;
16
Mas se estivesse, seria julgamento absolutamente correto em todos os sentidos, porque Eu tenho comigo o Pai, que Me enviou.
17
As leis de vocês afirmam que se dois homens concordarem sobre alguma coisa que aconteceu, o testemunho deles é aceito como um fato.
18
Ora, Eu sou uma testemunha, e meu Pai, que Me enviou, é a outra".
19
"Onde está o Seu Pai?" perguntaram eles. Jesus respondeu: "Vocês não sabem quem sou Eu, portanto não sabem quem é o meu Pai. Se Me conhecessem, então vocês O conheceriam também."
20
Jesus fez estas declarações enquanto estava na parte do templo conhecida como o Tesouro. Mas não foi preso, porque a sua hora ainda não havia chegado.
21
Depois Ele disse novamente: "Eu vou embora; vocês Me procurarão, e morrerão nos seus pecados. Vocês não podem ir para onde Eu vou".
22
Os judeus perguntaram: "Estará Ele pensando em Se matar? Que quer Ele dizer com 'Vocês não podem ir para onde Eu vou'?"
23
Então Ele disse: "Vocês são debaixo; Eu sou lá de cima. Vocês são deste mundo; Eu, não.
24
Foi por isto que Eu disse que vocês morrerão nos seus pecados; porque se não crerem que Eu sou o Messias, o Filho de Deus, vocês morrerão nos seus pecados".
25
"Diga-nos quem é Você?, exigiram eles. Ele respondeu: "Eu sou aquele que sempre disse que era.
26
Eu poderia condenar vocês por muitas coisas, e ensinar-lhes muitas coisas, mas não farei isso, porque digo apenas o que diz Aquele que Me enviou; e Ele é a Verdade".
27
Porém ninguém entendeu que Ele estava falando a respeito de Deus.
28
Então Jesus disse: "Quando vocês tiverem matado o Messias, então perceberão que Eu sou Ele mesmo, e que não tenho falado a respeito das minhas próprias idéias; mas, pelo contrário, tenho falado o que o Pai Me ensinou.
29
E Aquele que Me enviou está comigo - Ele não Me abandonou - porque Eu sempre faço as coisas de que Ele gosta".
30
Então muitos dos líderes judaicos, que ouviram Jesus dizer estas coisas, começaram a acreditar que Ele era o Messias. E Jesus falou a estes que creram: "Vocês são verdadeiramente meus seguidores se viverem como Eu digo

topo
Únete a nuestra comunidad
Facebook
Twitter