Faze o bem, ó Senhor, aos bons e aos que são retos de coração. Salmo 125.4
Leitura diária na versão Revisada - Portugués


Levítico 1
Levítico 2
Levítico 3
Mateus 27.45-66

Levítico 1


1
Ora, chamou o Senhor a Moisés e, da tenda da revelação, lhe disse:
2
Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecereis as vossas ofertas do gado, isto é, do gado vacum e das ovelhas.
3
Se a sua oferta for holocausto de gado vacum, oferecerá ele um macho sem defeito à porta da tenda da revelação o oferecerá, para que ache favor perante o Senhor.
4
Porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, e este será aceito a favor dele, para a sua expiação.
5
Depois imolará o novilho perante o Senhor e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está à porta da tenda da revelação.
6
Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços.
7
E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo
8
também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e a gordura, sobre a lenha que está no fogo em cima do altar
9
a fressura, porém, e as pernas, ele as lavará com água e o sacerdote queimará tudo isso sobre o altar como holocausto, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.
10
Se a sua oferta for holocausto de gado miúdo, seja das ovelhas seja das cabras, oferecerá ele um macho sem defeito,
11
e o imolará ao lado do altar que dá para o norte, perante o Senhor e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o sangue em redor sobre o altar.
12
Então o partirá nos seus pedaços, juntamente com a cabeça e a gordura e o sacerdote os porá em ordem sobre a lenha que está no fogo sobre o altar
13
a fressura, porém, e as pernas, ele as lavará com água e o sacerdote oferecerá tudo isso, e o queimará sobre o altar holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.
14
Se a sua oferta ao Senhor for holocausto tirado de aves, então de rolas ou de pombinhos oferecerá a sua oferta.
15
E o sacerdote a trará ao altar, tirar-lhe-á a cabeça e a queimará sobre o altar e o seu sangue será espremido na parede do altar
16
e o seu papo com as suas penas tirará e o lançará junto ao altar, para o lado do oriente, no lugar da cinza
17
e fendê-la-á junto às suas asas, mas não a partirá e o sacerdote a queimará em cima do altar sobre a lenha que está no fogo holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.

topo

Levítico 2


1
Quando alguém fizer ao Senhor uma oferta de cereais, a sua oferta será de flor de farinha deitará nela azeite, e sobre ela porá incenso
2
e a trará aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais lhe tomará um punhado da flor de farinha e do azeite com todo o incenso, e o queimará sobre o altar por oferta memorial, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.
3
O que restar da oferta de cereais pertencerá a Arão e a seus filhos é coisa santíssima entre as ofertas queimadas ao Senhor.
4
Quando fizerdes oferta de cereais assada ao forno, será de bolos ázimos de flor de farinha, amassados com azeite, e coscorões ázimos untados com azeite.
5
E se a tua oferta for oferta de cereais assada na assadeira, será de flor de farinha sem fermento, amassada com azeite.
6
Em pedaços a partirás, e sobre ela deitarás azeite é oferta de cereais.
7
E se a tua oferta for oferta de cereais cozida na frigideira, far-se-á de flor de farinha com azeite.
8
Então trarás ao Senhor a oferta de cereais que for feita destas coisas e será apresentada ao sacerdote, o qual a levará ao altar.
9
E o sacerdote tomará da oferta de cereais o memorial dela, e o queimará sobre o altar é oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.
10
E o que restar da oferta de cereais pertencerá a Arão e a seus filhos é coisa santíssima entre as ofertas queimadas ao Senhor.
11
Nenhuma oferta de cereais, que fizerdes ao Senhor, será preparada com fermento porque não queimareis fermento algum nem mel algum como oferta queimada ao Senhor.
12
Como oferta de primícias oferecê-los-eis ao Senhor mas sobre o altar não subirão por cheiro suave.
13
Todas as suas ofertas de cereais temperarás com sal não deixarás faltar a elas o sal do pacto do teu Deus em todas as tuas ofertas oferecerás sal.
14
Se fizeres ao Senhor oferta de cereais de primícias, oferecerás, como oferta de cereais das tuas primícias, espigas tostadas ao fogo, isto é, o grão trilhado de espigas verdes.
15
Sobre ela deitarás azeite, e lhe porás por cima incenso é oferta de cereais.
16
O sacerdote queimará o memorial dela, isto é, parte do grão trilhado e parte do azeite com todo o incenso é oferta queimada ao Senhor.

topo

Levítico 3


1
Se a oferta de alguém for sacrifício pacífico: se a fizer de gado vacum, seja macho ou fêmea, oferecê-la-á sem defeito diante do Senhor
2
porá a mão sobre a cabeça da sua oferta e a imolará à porta da tenda da revelação e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o sangue sobre o altar em redor.
3
Então, do sacrifício de oferta pacífica, fará uma oferta queimada ao Senhor a gordura que cobre a fressura, sim, toda a gordura que está sobre ela,
4
os dois rins e a gordura que está sobre eles, e a que está junto aos lombos, e o redenho que está sobre o fígado, juntamente com os rins, ele os tirará.
5
E os filhos de Arão queimarão isso sobre o altar, em cima do holocausto que está sobre a lenha no fogo é oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.
6
E se a sua oferta por sacrifício pacífico ao Senhor for de gado miúdo, seja macho ou fêmea, sem defeito o oferecerá.
7
Se oferecer um cordeiro por sua oferta, oferecê-lo-á perante o Senhor
8
e porá a mão sobre a cabeça da sua oferta, e a imolará diante da tenda da revelação e os filhos de Arão espargirão o sangue sobre o altar em redor.
9
Então, do sacrifício de oferta pacífica, fará uma oferta queimada ao Senhor a gordura da oferta, a cauda gorda inteira, tirá-la-á junto ao espinhaço e a gordura que cobre a fressura, sim, toda a gordura que está sobre ela,
10
os dois rins e a gordura que está sobre eles, e a que está junto aos lombos, e o redenho que está sobre o fígado, juntamente com os rins, tirá-los-á.
11
E o sacerdote queimará isso sobre o altar é o alimento da oferta queimada ao Senhor.
12
E se a sua oferta for uma cabra, perante o Senhor a oferecerá
13
e lhe porá a mão sobre a cabeça, e a imolará diante da tenda da revelação e os filhos de Arão espargirão o sangue da cabra sobre o altar em redor.
14
Depois oferecerá dela a sua oferta, isto é, uma oferta queimada ao Senhor a gordura que cobre a fressura, sim, toda a gordura que está sobre ela,
15
os dois rins e a gordura que está sobre eles, e a que está junto aos lombos, e o redenho que está sobre o fígado, juntamente com os rins, tirá-los-á.
16
E o sacerdote queimará isso sobre o altar é o alimento da oferta queimada, de cheiro suave. Toda a gordura pertencerá ao Senhor.
17
Estatuto perpétuo, pelas vossas gerações, em todas as vossas habitações, será isto: nenhuma gordura nem sangue algum comereis.

topo

Mateus 27

45-66
45
E, desde a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra, até a hora nona.
46
Cerca da hora nona, bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
47
Alguns dos que ali estavam, ouvindo isso, diziam: Ele chama por Elias.
48
E logo correu um deles, tomou uma esponja, ensopou-a em vinagre e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber.
49
Os outros, porém, disseram: Deixa, vejamos se Elias vem salvá-lo.
50
De novo bradou Jesus com grande voz, e entregou o espírito.
51
E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo a terra tremeu, as pedras se fenderam,
52
os sepulcros se abriram, e muitos corpos de santos que tinham dormido foram ressuscitados
53
e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.
54
ora, o centurião e os que com ele guardavam Jesus, vendo o terremoto e as coisas que aconteciam, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era filho de Deus.
55
Também estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia para o ouvir
56
entre as quais se achavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu.
57
Ao cair da tarde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que também era discípulo de Jesus.
58
Esse foi a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que lhe fosse entregue.
59
E José, tomando o corpo, envolveu-o num pano limpo, de linho,
60
e depositou-o no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha e, rodando uma grande pedra para a porta do sepulcro, retirou-se.
61
Mas achavam-se ali Maria Madalena e a outra Maria, sentadas defronte do sepulcro.
62
No dia seguinte, isto é, o dia depois da preparação, reuniram-se os principais sacerdotes e os fariseus perante Pilatos,
63
e disseram: Senhor, lembramo-nos de que aquele embusteiro, quando ainda vivo, afirmou: Depois de três dias ressurgirei.
64
Manda, pois, que o sepulcro seja guardado com segurança até o terceiro dia para não suceder que, vindo os discípulos, o furtem e digam ao povo: Ressurgiu dos mortos e assim o último embuste será pior do que o primeiro.
65
Disse-lhes Pilatos: Tendes uma guarda ide, tornai-o seguro, como entendeis.
66
Foram, pois, e tornaram seguro o sepulcro, selando a pedra, e deixando ali a guarda.

topo
Únete a nuestra comunidad
Facebook
Twitter