Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Isaías 11Isaías 12Hebreus 7Isaías 11
1
A FAMÍLIA REAL de Davi será quase destruída, derrubada como uma árvore, mas do tronco surgirá um Ramo - sim, um novo Ramo da velha raiz.
2
O Espírito do Senhor estará nele, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de poder, o Espírito de conhecimento e temor do Senhor.
3
Ele terá prazer em obedecer ao Senhor. Ele não julgará pelo que puder ver à primeira vista, nem pelo que ouvir dizer
4
mas fará justiça aos pobres e aos que estão sem defesa. Castigará os maus com sua palavra e matará o perverso com um sopro.
5
Ele será sempre justo e fiel, em tudo o que fizer, será esta a sua natureza.
6
Naquele dia o lobo e a ovelha morarão juntos; o leopardo e o cabrito viverão em paz. Os bezerros e os bois andarão junto com os leões, guiados por um criança.
7
As vacas e os ursos serão companheiros no mesmo pasto; os bezerros os ursinhos brincarão juntos; o leão comerá capim, como o boi.
8
Os nenezinhos poderão brincar no meio de cobras venenosas ou mexer em buracos de escorpião que nada vai acontecer.
9
Não haverá destruição alguma no meu reino santo porque assim como as águas cobrem o mar, em toda a terra todos conhecerão o Senhor.
10
Naquele dia, o Herdeiro do trono de Davi será uma bandeira de salvação para todos os povos. Ele morará na terra gloriosa, Israel, e todos virão procurá-lo ali.
11
Naquele dia, pela segunda vez, o Senhor trará para Israel o resto de seu povo. Eles virão da Assíria, do Egito, da Etiópia, de Elão, de Babilônia, de Hamate e das terras próximas do mar.
12
Ele dará um aviso a todas as nações e recolherá os israelitas espalhados por todo o mundo.
13
Então Judá e Israel não serão mais inimigos. Israel não terá mais inveja de Judá, e Judá não tentará destruir Israel.
14
Mas se unirão para expulsar os que tomaram suas terras: os filisteus a oeste, Edom, Moabe e Amom a leste.
15
O Senhor abrirá um caminho no Mar Vermelho e estenderá sua mão sobre o Rio Eufrates. Um forte vento dividirá esse rio em sete riachos, que qualquer pessoa poderá atravessar com sandálias.
16
Assim, o resto do povo judeu que estiver na Assíria, terá caminho livre para voltar à sua terra, como aconteceu quando os israelitas saíram do Egito.
topoIsaías 12
1
NAQUELE DIA, OS judeus farão esta oração: "Louvado seja o Senhor! Ele esteve zangado comigo mas sua ira passou e agora Ele me consola!
2
Deus veio me salvar. Eu não preciso ter medo, posso confiar nEle. O Senhor é a minha força, o motivo da minha canção. Ele é o meu Salvador.
3
Que grande alegria beber a água da fonte da salvação!"
4
Naquele dia maravilhoso, os judeus dirão: "Graças a Deus! Glória ao Senhor! Falem a todo o mundo do seu amor tão maravilhoso. Ele é poderoso, é grande!"
5
Louvem ao Senhor, porque Ele fez coisas maravilhosas. O mundo inteiro tem de saber disso.
6
Moradores de Jerusalém, gritem, cantem de alegria, louvando o Senhor. O Santo de Israel, que vive entre vocês, é grande e poderoso!
topoHebreus 7
1
Este Melquisedeque era rei de Salém e também um sacerdote do Deus Altíssimo. Quando Abraão estava voltando da batalha em que matou os reis, Melquisedeque se encontrou com ele e o abençoou.
2
Então Abraão tomou um décimo de tudo que ele ganhou na batalha e o deu a Melquisedeque. O nome de Melquisedeque, em primeiro lugar, significa "rei de justiça", e, depois, também, “rei de Salém” que quer dizer "rei de paz".
3
Sem pai, sem mãe, sem descendência; não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas feito semelhante ao Filho de Deus, ele continua sacerdote para sempre.
4
Considerem quão grande era esse homem. Até mesmo Abraão, o patriarca de Israel, deu a ele um décimo de tudo que ganhou na batalha!
5
A lei de Moisés exigia que os sacerdotes, que são descendentes de Levi, recebessem os dízimos do povo de Israel, isto é, dos seus irmãos, embora que estes também são descendentes de Abraão.
6
Mas Melquisedeque, que não era descendente de Levi, recebeu dízimos de Abraão, e abençoou aquele que já tinha recebido as promessas de Deus.
7
E sem dúvida alguma, aquele que abençoa é maior do que aquele que é abençoado.
8
Além disso, aqui, no sacerdócio levítico, os dízimos são recebidos por homens que morrem como qualquer outro; mas lá, no sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque, por um que é testemunhado ainda estar vivo.
9
Alguém poderia ir ainda mais longe e dizer que o próprio Levi, que recebe os dízimos, pagou dízimos a Melquisedeque por meio de seu antepassado Abraão.
10
Pois embora Levi não tivesse nascido ainda, a semente da qual ele veio já estava no corpo de Abraão quando este se encontrou com Melquisedeque.
11
Então, se o sacerdócio levítico, que impôs a lei sobre o povo, pudesse alcançar a perfeição, que necessidade havia ainda para que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, ao invés da ordem de Arão?
12
Pois quando se muda o sacerdócio, a lei também precisa ser mudada.
13
Pois o sacerdote do qual estamos falando pertencia a uma tribo diferente, da qual nenhum dos seus membros jamais serviu diante do altar como sacerdote.
14
O que eu quero dizer é que nosso Senhor veio da tribo de Judá, e Moisés nunca mencionou sacerdotes vindo dessa tribo.
15
O que acabamos de dizer fica ainda mais claro quando aparece outro sacerdote que é como Melquisedeque,
16
que se tornou sacerdote, não por satisfazer a exigência física e legal de pertencer à tribo de Levi, mas por meio do poder de uma vida que não pode ser destruída.
17
Pois foi falado sobre ele: "Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque".
18
Assim, um mandamento anterior é anulado porque era fraco e inútil
19
(pois a lei não aperfeiçoou nada). Mas agora no seu lugar surgiu uma esperança melhor, pela qual nos aproximamos de Deus.
20
E isso não aconteceu sem juramento! Aqueles que antigamente se tornaram sacerdotes foram feitos sem juramento,
21
mas Jesus foi feito um sacerdote com o juramento de Deus, que disse a ele: "O Senhor jurou e não voltará atrás: 'Você é sacerdote para sempre’”.
22
E por isso mesmo, Jesus se tornou a garantia de uma aliança melhor.
23
Os sacerdotes anteriores eram muitos, porque a morte os impediu de continuar em seu ofício.
24
Mas como Jesus vive para sempre, o seu sacerdócio é eterno.
25
E por isso ele é capaz de salvar completamente e para sempre aqueles que por meio dele se aproximam de Deus, pois ele vive para sempre para interceder por eles.
26
Ele é o tipo de sumo sacerdote que precisávamos: santo, inocente, livre de qualquer mancha moral ou espiritual, separado dos pecadores e exaltado acima dos céus.
27
Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não tem necessidade de oferecer sacrifícios dia após dia, primeiro por seus próprios pecados e, depois, pelos pecados do povo, porque ele fez isso, de uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo.
28
Pois a lei designa como sumo sacerdotes homens que têm fraquezas, mas depois que a lei foi dada, Deus designou seu Filho com o juramento, e seu Filho foi feito o sumo sacerdote perfeito para sempre.
topo