Minha saúde pode acabar, meu coração ficar doente, mas Deus é a fortaleza do meu coração. Ele é a minha eterna riqueza! Salmo 73.26
Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português


Gênesis 9
Gênesis 10
Gênesis 11
Mateus 4

Gênesis 9


1
DEUS ABENÇOOU NOÉ e os filhos dele. E disse a eles: "Tenham muitos filhos e restabeleçam a população da terra.
2
"Todos os animais e aves terão medo de vocês", disse Deus."Entreguei ao domínio dos homens todos os seres vivos da terra e das águas. Servirão de alimento, além dos produtos vegetais.
4
"Mas só poderão comer carne depois de tirado o sangue. Porque o sangue é vida.
5
"E ninguém tem direito de tirar a vida de nenhum ser humano. O animal que matar um homem terá de ser morto. E a pessoa que matar algum ser humano terá de ser morta. Porque matar um ser humano é matar um ser que foi criado segundo a imagem de Deus.
7
"Mas volto a dizer a vocês: Tenham muitos filhos. Povoem a terra e exerçam domínio sobre ela."
8
Deus disse mais estas coisas a Noé e aos filhos dele:
9
"Faço agora uma séria promessa, um verdadeiro contrato com vocês e com os seus descendentes. O contrato é com vocês e com os animais que trouxeram aves, animais domésticos, animais do mato. Prometo que nunca mais os seres vivos da terra serão destruídos pelas águas. Prometo que nunca mais haverá dilúvio para destruir a terra.
12
"E o sinal e selo desta aliança é o seguinte para todo o tempo e para todos os seres vivos.
13
"Ponho nas nuvens o meu arco, como sinal da minha promessa para os homens e para a terra toda.
14
"Quando Eu mandar nuvens sobre a terra e aparecer o arco-íris, lembrarei minha promessa. Cumprirei, então, a promessa que fiz a vocês e a todos os seres vivos. E nunca mais mandarei águas em dilúvio para destruir todos os homens e animais.
16
"Verei o arco-íris e lembrarei a aliança eterna que Eu, como Deus, fiz com os seres vivos de toda espécie que existem na terra."Digo e repito: O sinal e selo desta promessa é o arco-íris."
18
Os nomes dos três filhos de Noé são: Sem, Cão e Jafé. Deles vieram todas as nações da terra. É bom notar que os cananeus são descendentes de Canaã, filho de Cão.
20
Noé se pôs a trabalhar como agricultor. Fez uma plantação de uvas e fabricou vinho. Um dia ficou bêbado, e ficou nu dentro da tenda dele.
22
Cão, pai de Canaã, viu Noé sem roupa. Foi contar o que viu aos dois irmãos dele.
23
Sem e Jafé puseram uma capa nos ombros, andaram de costas e assim entraram na tenda do pai. Com a capa cobriram o corpo do pai, tomando cuidado de olhar para outro lado. Não viram, pois, a nudez do pai.
24
Quando passou o efeito da bebida, Noé acordou e soube o que o filho mais novo tinha feito.
25
Então Noé amaldiçoou os descendentes de Cão, pelo ramo de Canaã, dizendo: "Malditos sejam os cananeus. Sejam escravos dos descendentes de Sem e Jafé. E escravos da mais baixa espécie!"
26
Disse mais: "Bendito seja o Senhor, Deus de Sem. Canaã seja escravo de Sem."Deus abençoe e fortaleça Jafé. Participe Jafé da prosperidade de Sem."E Canaã seja escravo de Jafé."
28
Depois do dilúvio, Noé viveu mais 350 anos. Morreu com 950 anos de idade.

topo

Gênesis 10


1
SÃO ESTAS AS FAMÍLIAS de Sem, Cão e Jafé, filhos de Noé. Tiveram filhos depois do dilúvio. Eis a lista:
2
Os filhos de Jafé são: Gômer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras.
3
Filhos de Gômer: Asquenaz, Rifá e Togarma.
4
Filhos de Javâ: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim.
5
Os descendentes das famílias anotadas acima ficaram com os territórios marítimos, como ilhas e peninsulas. Formaram nações, cada uma com sua língua diferente.
6
Os filhos de Cão são estes: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã
7
Filhos de Cuxe: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá. Filhos de Raamá: Sabá e Dedã.
8
Ninrode foi um dos descendentes de Cuxe. Foi o primeiro rei da história da humanidade. Era poderoso caçador, abençoado por Deus. Veio a ser como um provérbio. Dai o costume de dizer: "Como Ninrode - poderoso caçador, abençoado por Deus."
10
No começo, o reino dele era composto pelas cidades e territórios de Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinear.
11
Dali, estendeu o território do reino dele até a Assíria. Construiu as cidades de Nínive, Reobote-lr e Calá. Também fundou Rezém, entre Nínive e Calá. Rezém foi a principal cidade do reino de Ninrode.
13
Estes são os filhos de Mizraim: Ludim, Anamim, Leabim, Naftuim, Patrusim, Caslium (de quem vieram os filisteus), e Caftorim.
15
O primeiro filho de Canaã foi Sidom, e o segundo, Hete.
16
Também estes povos são descendentes de Canaã: Os jebuseus, os amorreus, os girgaseus, os heveus, os arqueus, os sineus, os arvadeus, os zemareus e os hamateus. Os cananeus se espalharam por diferentes partes.
19
Vários foram os territórios ocupados pelos diferentes grupos de famílias dos cananeus. Os limites deles iam de Sidom, em direção a Gerar, até Gaza. E iam na direção de Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.
20
Aí está, pois, a lista dos descendentes de Cão, espalhados em muitas nações, com línguas diferentes.
21
Héber, que deu origem a numeroso povo, foi descendente de Sem, irmão mais velho de Jafé.
22
Outros descendentes de Sem: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã.
23
Filhos de Arã: Uz, Hul, Géter e Más.
24
Salá foi filho de Arfaxade. Héber foi filho de Salá.
25
Estes são os filhos de Héber: Pelegue e Joctã. Pelegue significa "Divisão". Ele recebeu este nome porque durante a vida dele foi feita divisão da terra entre as nações.
26
Joctão foi o pai de: Almodá, Salefe, Hazarmavé, Jerá, Hadorão, Uzal, Dicla, Obal, Abimael, Sabá, Ofir, Havilá e Jobabe. Todos eles foram filhos de Joctão. E habitaram na região que vai desde Messa até à região montanhosa de Sefar, no leste.
31
Aí está, pois, a lista dos descendentes de Sem. Estão classificados de acordo com os agrupamentos nacionais, as diferentes línguas, e a localização geográfica.
32
Todos os homens e povos anotados nas listas dadas aqui, são descendentes de Noé. São muitos ramos de descendentes, formando diferentes povos. E formaram muitas nações, por toda parte. Todas essas nações se formaram depois do dilúvio.

topo

Gênesis 11


1
NOS PRIMEIROS TEMPOS, depois do dilúvio, a humanidade toda falava a mesma língua. Todos se entendiam.
2
A população avançou para o leste. Achou uma planície na terra de Sinear, na Babilônia, e se estabeleceu ali.
3
Eles começaram a pensar em construir uma grande cidade e uma torre que chegasse até os céus. O desejo era construir um monumento para fama deles e para que ficassem juntos para sempre. "Assim nada nos espalhará pelo mundo.", disseram. Para isso se lançaram à fabricação de tijolos queimados para servirem de pedras. E juntaram muito piche para usar como reboco.
5
Mas o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo, e disse: "Vede! Eles formam um só povo e falam a mesma língua. Por isso já se animam a fazer essas coisas grandiosas! "Que não farão mais tarde?! Nada será capaz de parar essa gente!
7
"Vinde! Desçamos lá e atrapalhemos a linguagem deles. Façamos isso para que não se entendam mais, uns aos outros!"
8
Fazendo assim, o Senhor espalhou os homens pela face da terra. E eles pararam de construir a cidade.
9
Por esse motivo aquele lugar recebeu o nome de Babel, que quer dizer "Confusão". Porque ali o Senhor deu muitas línguas aos homens, o que produziu confusão entre eles. E eles se espalharam por todas as partes da terra.
10
Retomemos as informações sobre os descendentes de Sem. Quando tinha cem anos de idade, nasceu Arfaxade, filho dele. Isso aconteceu dois anos depois do dilúvio. Depois do nascimento de Arfaxade, Sem viveu mais quinhentos anos. Teve filhos e filhas.
12
Arfaxade tinha trinta e cinco anos quando nasceu Salá, filho dele, Depois que Salá nasceu, o pai dele viveu mais 403 anos. E deixou filhos e filhas.
14
Quando Salá estava com trinta anos de idade, nasceu Héber, filho dele. Depois disso, Salá viveu mais 403 anos. Teve filhos e filhas.
16
Héber tinha trinta e quatro anos, quando seu filho Pelegue nasceu. Depois desse nascimento, Héber viveu mais 430 anos. Teve filhos e filhas.
18
Pelegue tinha trinta anos, quando nasceu o filho dele, Reú. Depois que Reú nasceu, Pelegue viveu 209 anos. Deixou filhos e filhas.
20
Reú estava com trinta e dois anos quando seu filho Serugue nasceu. Depois disso, Reú viveu mais 207 anos, e teve filhos e filhas.
22
Quando Serugue estava com trinta anos, nasceu Naor, filho dele. Depois que Naor nasceu, Serugue viveu mais 200 anos. Teve filhos e filhas.
24
Quando Naor tinha vinte e nove anos de idade, nasceu Terá, filho dele. Depois do nascimento de Terá, Naor viveu mais 119 anos. Deixou filhos e filhas.
26
Aos setenta anos de idade, Terá era pai de três filhos: Abrão, Naor e Harã.
27
Harã tinha um filho chamado Ló.
28
Mas Harã morreu cedo. Morreu em Ur dos Caldeus, onde tinha nascido. Terá, o pai dele, ainda vivia quando Harã morreu.
29
Nesse meio tempo, Abrão e Naor casaram. Abrão casou com uma moça chamada Sarai. Naor casou com Milca, filha de Harã e irmã de Iscá.
30
Sarai era estéril. Não tinha filhos.
31
Terá resolveu partir para a terra de Canaã. Levou com ele seu filho Abraão, seu neto Ló filho do finado Harã - e sua nora Sarai. Saíram de Ur dos Caldeus para ir a Canaã, mas pararam em Harã, e lá ficaram.
32
Ali morreu Terá, com 205 anos de idade.

topo

Mateus 4


1
Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo.
2
E, depois de passar quarenta dias e quarenta noites em jejum, ele ficou com muita fome.
3
Durante esse tempo, o tentador veio e falou para ele: “Se você é o Filho de Deus, manda estas pedras transformem-se em pão".
4
Mas Jesus disse a ele: "As Escrituras dizem: ‘O homem não viverá só de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus".
5
Então o diabo levou Jesus à cidade santa, Jerusalém, o colocou na parte mais alta do templo
6
e disse: "Se você é o Filho de Deus, se jogue daqui, pois as Escrituras dizem: ‘Ele mandará os seus anjos para te proteger. E eles te segurarão com as suas mãos para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras’ ”.
7
Jesus respondeu: "As Escrituras também dizem: 'Não coloca o Senhor, seu Deus, à prova’ ".
8
Depois o diabo levou ele para um monte muito alto e o mostrou os reinos do mundo e a glória deles.
9
E disse: “Eu darei tudo a você, se você se prostrar e me adorar".
10
"Saia daqui, Satanás!", respondeu Jesus, "Pois as Escrituras dizem: ‘Adore o Senhor seu Deus e sirva somente a ele’ ”.
11
Então o diabo foi embora, e os anjos vieram e cuidaram de Jesus.
12
Quando Jesus soube que João tinha sido preso, ele deixou a Judeia e voltou para a Galileia,
13
mas não ficou em Nazaré. Ele saiu de lá e foi viver em Cafarnaum, junto ao Mar da Galileia, na região de Zebulom e Naftali.
14
Isso cumpriu o que Deus disse por meio do profeta Isaías:
15
"Na terra de Zebulon e de Neftali, à beira-mar, além do rio Jordão, na Galileia, onde moram muitos que não são judeus,
16
o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz. E para aqueles vivendo na região onde a morte lança sua sombra, uma luz brilhou".
17
Desde então Jesus começou a pregar: "Arrependam-se, pois o reino dos céus está próximo".
18
Um dia quando Jesus estava andando ao lado do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, também chamado Pedro, e André, lançando a rede no mar, pois eles eram pescadores.
19
Jesus os chamou e disse: "Venham, sejam meus discípulos e eu farei de vocês pescadores de homens".
20
E na mesma hora eles deixaram as suas redes e o seguiram.
21
Um pouco mais na frente, Jesus viu outros dois irmãos, Tiago e João, sentados num barco com o pai deles, Zebedeu, consertando as redes, e ele os chamou.
22
E imediatamente eles deixaram o pai e o barco e o seguiram.
23
Jesus andou por toda a região da Galileia, ensinando nas suas sinagogas e anunciando as Boas Notícias do reino. E ele curava todos os tipos de doenças, sendo elas doenças incuráveis ou doenças temporárias.
24
As notícias sobre ele se espalharam por toda a Síria. Por isso as pessoas começaram a trazer todos os tipos de enfermos, aqueles tomados de doenças incuráveis, os atormentados com dores, os endemoninhados, os epiléticos e os paralíticos, e ele curou todos.
25
Um grande número de pessoas o seguia aonde quer que ele fosse, pessoas da Galileia e de Decápolis (as dez cidades), de Jerusalém e da Judeia, e de além do rio Jordão.

topo
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter