Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, curem as pessoas com lepra e expulsem os demônios. Assim como receberam de graça, deem também de graça! Mateus 10.8
Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português


2 Samuel 9
2 Samuel 10
2 Samuel 11
1 Pedro 1.1-21

2 Samuel 9


1
UM DIA DAVI começou a indagar sobre a existência de pessoas da família de Saul. Ele havia prometido ao príncipe Jônatas ajudar sua família, e queria cumprir sua promessa.
2
Nas suas indagações, ouviu falar de um homem chamado Ziba, que teria sido servo de Saul; Davi mandou trazerem esse homem à sua presença e lhe perguntou: "Você é Ziba, o servo de Saul?" "Sim, senhor, eu sou", respondeu o homem.
3
"Vive ainda alguém da família de Saul?" perguntou ao rei. "Se existir alguém, diga-me quem é para que eu use de bondade para com ele, para que eu possa cumprir um voto sagrado." "Sim", respondeu Ziba; "o filho de Jônatas ainda vive; ele é aleijado dos dois pés."
4
"Onde está ele?" perguntou o rei. "Ele está em Lo-Debar, na casa de Maquir," respondeu Ziba ao rei.
5
Então Davi mandou buscar a Mefibosete, o filho de Jônatas e neto de Saul. Mefibosete chegou um pouco assustado, e, humilde, cumprimentou o rei Davi, curvando-se diante dele.
7
Porém Davi disse: "Por favor, não tenha medo! Mandei buscar você porque desejo ajudá-lo. Quero tratar você bem, por amor a Jônatas, seu pai. Vou devolver a você toda a terra de seu avô Saul; e além disso, vai morar aqui no palácio!"
8
Mefibosete curvou-se humildemente diante do rei, e disse-lhe: "Como pode um rei mostrar bondade para alguém completamente sem valor como eu? Bem vê que pareço mais um cão morto!"
9
Então o rei chamou Ziba, o antigo servo de Saul, e disse: "Ziba, devolvi a Mefibosete, neto de Saul, tudo o que pertenceu ao avô dele.
10
Você, seus filhos e seus empregados vão cultivar a terra para ele e tirar da terra o alimento para toda a família de Mefibosete; porém Mefibosete ficará morando aqui no palácio comigo." Ziba, que tinha quinze filhos e vinte empregados, respondeu: "Pois não, farei tudo conforme as ordens do rei!" Daquele dia em diante, Mefibosete fazia parte da mesa do rei como se fosse um dos seus filhos.
12
Tinha Mefibosete um filho pequeno chamado Mica. Todos os que moravam na casa de Ziba se tornaram servos de Mefibosete.
13
Depois de algum tempo, Mefibosete, se mudou para Jerusalém e foi morar no palácio. Era, conforme Ziba explicara, aleijado dos dois pés.

topo

2 Samuel 10


1
ALGUM TEMPO DEPOIS morreu o rei dos amonitas; seu filho Hanum subiu ao trono em seu lugar.
2
"Vou usar de bondade para com Hanum," disse Davi: "porque o seu pai Naás sempre me tratou muito bem." E Davi mandou seus representantes levarem palavras de conforto a Hanum, pela morte do seu pai.
3
Mas os oficiais de Hanum disseram a ele: "Pensa que esses homens de Davi vieram trazer palavras de conforto? Nada disso! Davi mandou esses representantes como espiões, pois ele virá atacar a cidade!"
4
Então Hanum mandou cortar pela metade a barba de todos os homens de Davi; mandou que cortassem as suas roupas, e fez todos voltarem quase nus para suas casas.
5
Quando Davi soube o que havia acontecido, mandou que seus homens ficassem em Jericó até que a barba crescesse de novo; pois eles estavam envergonhados, e não tinham coragem de entrar na cidade naquele estado.
6
Depois disso os amonitas reconheceram que haviam errado, ao provocarem a Davi daquela maneira. E tiveram medo. Por isso mandaram buscar vinte mil homens dos sírios de BeteReobe e de Zobá, mil homens de Maaca e doze mil de Tobe, prometendo dinheiro a eles.
7
Quando Davi soube que os amonitas estavam assim preparados, mandou contra eles Joabe com o exército de Israel. Os amonitas defendiam os portões da cidade enquanto os sírios de Zoba e de Reobe e os de Tobe e Maaca lutavam nos campos.
9
Quando Joabe percebeu que o exército amonita estava dividido em duas frentes, isto é, uma parte nos portões da cidade. e a outra parte nos campos, reuniu os melhores guerreiros do seu exército, e sob o seu comando enfrentaram os sírios nos campos.
10
O restante do exército sob o comando do seu irmão Abisai atacaria a cidade onde os amonitas defendiam os portões.
11
"Se eu precisar de auxílio contra os sírios nos campos, avisarei e então você irá ajudar-me," disse Joabe a seu irmão. "Se você, por sua vez, achar que os amonitas que defendem a cidade estão muito fortes para você e seus homens, avise-me e virei em seu auxílio.
12
Coragem! Temos de agir como homens valentes hoje, se quisermos salvar nosso povo e as cidades do nosso Deus. Seja feita a vontade do Senhor! "
13
E quando Joabe e suas tropas começaram o ataque, os sírios começaram a fugir.
14
Então, quando os amonitas viram a corrida dos sírios nos campos, fugindo de Joabe, começaram a fugir também de Abisai e se fecharam na cidade. Diante disso, Joabe voltou para Jerusalém.
15
Vendo, pois, os sírios que haviam sido derrotados, não se conformaram com a derrota e começaram a se reunir de novo. Juntaram-se a eles mais os soldados sírios que Hadadezer mandara vir do outro lado do rio Eufrates. Esses soldados chegaram a Helã sob o comando de Soboque, comandante-chefe de todos os exércitos de Hadadezer.
17
Quando a notícia desses acontecimentos chegou aos ouvidos de Davi, ele mesmo reuniu o seu exército e saiu para atacar Helã, onde se realizou o combate contra os sírios.
18
Novamente, porém, os sírios fugiram diante de Israel; mas desta vez ficaram mortos no campo setecentos sírios dos carros de guerra e quarenta mil sírios da cavalaria, incluindo o comandante Soboque.
19
Quando os aliados de Hadadezer viram que os sírios foram derrotados, eles se entregaram a Davi, tornando-se seus servos. Dali para a frente os sírios não quiseram mais ajudar aos amonitas.

topo

2 Samuel 11


1
NO ANO SEGUINTE, na época em que os reis se preparavam para as guerras (no tempo da primavera), Davi mandou Joabe e o exército israelita destruir os amonitas e cercar a cidade de Rabá. Mas Davi ficou em Jerusalém.
2
Uma tarde aconteceu que Davi se deitou para descansar, mas não conseguiu dormir. Então ele se levantou e foi para o terraço do palácio real para distrair-se. Olhando para fora, começou a prestar atenção em uma mulher que tomava o seu banho, e que mesmo de longe parecia de uma beleza fora do comum.
3
Então chamou um dos seus auxiliares e mandou indagar quem era aquela mulher. Ficou sabendo que ela se chamava Bate-Seba, era filha de Eliã, e esposa de Urias, o heteu.
4
Davi mandou buscá-la e fez com que ela passasse a noite com ele. No dia seguinte ela voltou para casa, depois de cumpridos os rituais da sua purificação.
5
Mais tarde, percebendo a mulher que estava grávida, mandou um mensageiro avisar Davi.
6
Então Davi mandou um recado a Joabe, dizendo: "Mande-me imediatamente Urias, o heteu; preciso falar com ele".
7
Quando Urias chegou, Davi começou a conversar com ele, perguntando sobre como ia a guerra, sobre o trabalho de Joabe, e indagou, afinal, sobre todo o movimento do campo de batalha.
8
Depois mandou que ele voltasse para casa a fim de descansar, e mandou um presente para ele em sua casa.
9
Mas Urias não foi para casa; passou a noite com os auxiliares do rei nos portões do palácio real.
10
Quando Davi soube que Urias não foi para casa, mandou chamá-lo à sua presença e perguntou: "Que há com você? Por que não foi passar a noite de ontem com sua esposa, depois de haver ficado tanto tempo longe dela?"
11
Ao que Urias respondeu: "Como poderia eu entrar em minha casa para comer, beber, descansar, e dormir tranqüilo com minha mulher, enquanto sei que a Arca do Senhor e os soldados de Israel se acampam ao ar livre? Para mim seria um crime agir dessa maneira".
12
"Bem, Urias", continuou o rei, "fique hoje e passe esta noite aqui, amanhã volte para o seu acampamento, para o exército." Assim Urias passou o dia perto do palácio.
13
À tardinha Davi mandou chamar Urias e o convidou para jantar. Davi fez com que Urias bebesse vinho até se embriagar. Mas mesmo assim ele passou ainda essa noite nos portões do palácio; não foi para sua casa, para a companhia de sua mulher.
14
No dia seguinte Davi mandou que Urias voltasse para o acampamento e entregasse uma carta que ele havia escrito para Joabe.
15
Na carta, Davi dava ordens a Joabe para colocar Urias na linha de frente de combate, abandonando-o numa posição bem perigosa, para que logo fosse morto!
16
Então Joabe, ao cercar a cidade, enviou Urias para uma posição bem perto da cidade cercada, onde ele teria de enfrentar os inimigos mais fortes;
17
assim, Urias foi morto com outros soldados israelitas.
18
Então Joabe mandou um mensageiro levar a Davi um relatório sobre o andamento da batalha.
19
"Se o rei ficar zangado ao ouvir o relatório," explicou Joabe ao mensageiro; "se ele perguntar por que os soldados cercaram a cidade e ficaram tão perto dos muros; se ele disser que o próprio Abimeleque foi morto por uma pedra atirada dos muros por uma mulher, e que foi um erro tomarmos essa posição," então você responderá: "Urias, o heteu, também foi morto nessa peleja".
22
O mensageiro chegou, pois a Jerusalém, e apresentou o relatório a Davi.
23
O relatório era este: "Os inimigos investiram contra nós; enquanto procurávamos fazê-los recuar
24
os soldados nos atacaram dos muros; alguns dos nossos homens foram mortos nesse ataque; e Urias, o heteu, foi morto também."
25
"Bem, diga a Joabe que não desanime", disse Davi ao mensageiro. "A espada fere a qualquer um, sem distinção! Continuem a lutar mais duro ainda e conquistem a cidade! A luta vai indo muito bem!"
26
Bate-Seba chorou quando soube que seu marido Urias fora morto.
27
Quando passou o período de luto, Davi mandou buscar Bate-Seba para viver no palácio real e fez dela uma de suas esposas. Ela teve um filho dele. Mas Deus não gostou do procedimento de Davi.

topo

1 Pedro 1

1-21
1
Esta carta é de Pedro, um apóstolo de Jesus Cristo. Estou escrevendo para o povo escolhido por Deus que vive como estrangeiro neste mundo, espalhado pelas províncias do Ponto, da Galácia, da Capadócia, da Ásia e da Bitínia.
2
Vocês foram escolhidos de acordo com o predeterminado plano de Deus, o Pai, para amar e estabelecer um relacionamento com vocês, e separados pelo Espírito para obedecerem a Jesus Cristo e serem purificados por meio do sangue dele. Que graça e paz sejam multiplicadas a vocês.
3
Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! É pela sua grande misericórdia que ele nos fez nascer outra vez para uma esperança viva por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
4
para obter uma herança que é imperecível, sem mancha de pecado, e que jamais perderá sua beleza. E ela está guardada no céu para vocês
5
que, por meio da fé, são protegidos pelo poder de Deus para a salvação que está pronta para ser revelada no fim dos tempos.
6
Nisto vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por várias provações.
7
Estas provações vêm para que sua fé, que vale muito mais do que o ouro que pode ser destruído, embora provado pelo fogo, seja achada genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.
8
Vocês o amam mesmo sem ter visto ele. E mesmo não o vendo agora, creem nele e se alegram com uma alegria tão grande e cheia de glória que as palavras não podem descrever,
9
porque estão alcançando o objetivo da sua fé: a salvação das suas almas.
10
A respeito desta salvação, os profetas, que profetizaram da graça destinada a vocês, buscaram e investigaram com muito cuidado.
11
Eles estavam tentando descobrir o tempo e as circunstâncias em que o Espírito de Cristo, dentro deles, estava indicando, quando falou, mesmo antes de acontecer, dos sofrimentos de Cristo e das coisas gloriosas que se seguiriam.
12
A eles foi revelado que não era a si mesmos que eles estavam servindo, mas a vocês, quando falaram das coisas que agora foram anunciadas a vocês por meio daqueles que lhes pregaram as Boas Notícias pelo Espírito Santo, enviado do céu; coisas que até os anjos desejam observar.
13
Então, preparem suas mentes para a ação, exercitem o domínio próprio e coloquem a sua esperança totalmente na graça que será dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado.
14
Como filhos obedientes, não se conformem com os maus desejos que vocês tinham quando viviam na ignorância.
15
Mas, assim como aquele que os chamou é santo, sejam santos também em tudo o que fizerem,
16
pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.
17
E se vocês chamam de Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga as obras de cada um, vivam com temor reverente durante o tempo de sua residência temporária aqui.
18
Pois vocês sabem que Deus pagou um preço para libertá-los das suas vidas vazias que herdaram dos seus antepassados. E ele não pagou com coisas perecíveis, como ouro ou prata,
19
mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha ou defeito.
20
Ele foi escolhido para este propósito, de acordo com o predeterminado plano de Deus, antes da criação do mundo, mas foi revelado nestes últimos tempos para o bem de vocês,
21
que, por meio dele, creem em Deus, o qual o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.

topo
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter