Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Colossenses 3.4
Leitura diária na versão Revisada - Português


2 Samuel 9
2 Samuel 10
2 Samuel 11
1 Pedro 1.1-21

2 Samuel 9


1
Disse Davi: Resta ainda alguém da casa de Saul, para que eu use de benevolência para com ele por amor de Jônatas?
2
E havia um servo da casa de Saul, cujo nome era Ziba e o chamaram à presença de Davi. perguntou-lhe o rei: Tu és Ziba? Respondeu ele: Teu servo!
3
Prosseguiu o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu possa usar com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos pés.
4
Perguntou-lhe o rei: Onde está. Respondeu Ziba ao rei: Está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.
5
Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.
6
E Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, veio a Davi e, prostrando-se com o rosto em terra, lhe fez reverência. E disse Davi: Mefibosete! Respondeu ele: Eis aqui teu servo.
7
Então lhe disse Davi: Não temas, porque de certo usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai e tu sempre comerás à minha mesa.
8
Então Mefibosete lhe fez reverência, e disse: Que é o teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?
9
Então chamou Davi a Ziba, servo de Saul, e disse-lhe: Tudo o que pertencia a Saul, e a toda a sua casa, tenho dado ao filho de teu senhor.
10
Cultivar-lhe-ás, pois, a terra, tu e teus filhos, e teus servos e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão para comer mas Mefibosete, filho de teu senhor, comerá sempre à minha mesa. Ora, tinha Ziba quinze filhos e vinte servos.
11
Respondeu Ziba ao rei: Conforme tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim o fará ele. Disse o rei: Quanto a Mefibosete, ele comerá à minha mesa como um dos filhos do rei.
12
E tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. E todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete.
13
Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto sempre comia à mesa do rei. E era coxo de ambos os pés.

topo

2 Samuel 10


1
Depois disto morreu o rei dos amonitas, e seu filho Hanum reinou em seu lugar.
2
Então disse Davi: usarei de benevolência para com Hanum, filho de Naás, como seu pai usou de benevolência para comigo. Davi, pois, enviou os seus servos para o consolar acerca de seu pai e foram os servos de Davi à terra dos amonitas.
3
Então disseram os príncipes dos amonitas a seu senhor, Hanum: Pensas, porventura, que foi para honrar teu pai que Davi te enviou consoladores? Não te enviou antes os seus servos para reconhecerem esta cidade e para a espiarem, a fim de transtorná-la?
4
Pelo que Hanum tomou os servos de Davi, rapou-lhes metade da barba, cortou-lhes metade dos vestidos, até as nádegas, e os despediu.
5
Quando isso foi dito a Davi, enviou ele mensageiros a encontrá-los, porque aqueles homens estavam sobremaneira envergonhados e mandou dizer-lhes: Deixai-vos estar em Jericó, até que vos torne a crescer a barba, e então voltai.
6
Vendo, pois, os amonitas que se haviam feito abomináveis para com Davi, enviaram e alugaram dos sírios de Bete-Reobe e dos sírios de Bete-Reobe e dos sírios de Sobá vinte mil homens de infantaria, e do rei de Maacá mil homens, e dos homens de Tobe doze mil.
7
O que ouvindo Davi, enviou contra eles a Joabe com todo o exército dos valentes.
8
E saíram os amonitas, e ordenaram a batalha a entrada da porta mas os sírios de Zobá e de Reobe, e os homens de Tobe e de Maacá estavam à parte no campo.
9
Vendo, pois, Joabe que a batalha estava preparada contra ele pela frente e pela retaguarda, escolheu alguns homens dentre a flor do exército de Israel, e formou-os em linha contra os sírios
10
e entregou o resto do povo a seu irmão Abisai, para que o formasse em linha contra os amonitas.
11
E disse-lhe: Se os sírios forem mais fortes do que eu, tu me virás em socorro e se os amonitas forem mais fortes do que tu, eu irei em teu socorro.
12
Tem bom ânimo, e sejamos corajosos pelo nosso povo, e pelas cidades de nosso Deus e faça o Senhor o que bem lhe parecer.
13
Então Joabe e o povo que estava com ele travaram a peleja contra os sírios e estes fugiram diante dele.
14
E, vendo os amonitas que os sírios fugiam, também eles fugiram de diante de Abisai, e entraram na cidade. Então Joabe voltou dos amonitas e veio para Jerusalém.
15
Os sírios, vendo que tinham sido derrotados diante de Israel, trataram de refazer-se.
16
E Hadadézer mandou que viessem os sírios que estavam da outra banda do rio e eles vieram a Helã, tendo à sua frente Sobaque, chefe do exército de Hadadézer.
17
Davi, informado disto, ajuntou todo o Israel e, passando o Jordão, foi a Helã e os sírios se puseram em ordem contra Davi, e pelejaram contra ele.
18
Os sírios, porém, fugiram de diante de Israel e Davi matou deles os homens de setecentos carros, e quarenta mil homens de cavalaria e feriu a Sobaque, general do exército, de sorte que ele morreu ali.
19
Vendo, pois, todos os reis, servos de Hadadézer, que estavam derrotados diante de Israel, fizeram paz com Israel, e o serviram. E os sírios não ousaram mais socorrer aos amonitas.

topo

2 Samuel 11


1
Tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, Davi enviou Joabe, e com ele os seus servos e todo o Israel e eles destruíram os amonitas, e sitiaram a Rabá. Porém Davi ficou em Jerusalém.
2
Ora, aconteceu que, numa tarde, Davi se levantou do seu leito e se pôs a passear no terraço da casa real e do terraço viu uma mulher que se estava lavando e era esta mulher mui formosa à vista.
3
Tendo Davi enviado a indagar a respeito daquela mulher, disseram-lhe: Porventura não é Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?
4
Então Davi mandou mensageiros para trazê-la e ela veio a ele, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia) depois ela voltou para sua casa.
5
A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida.
6
Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe o enviou a Davi.
7
Vindo, pois, Urias a Davi, este lhe perguntou como passava Joabe, e como estava o povo, e como ia a guerra.
8
Depois disse Davi a Urias: Desce a tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo foi mandado após ele um presente do rei.
9
Mas Urias dormiu à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu a sua casa.
10
E o contaram a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então perguntou Davi a Urias: Não vens tu duma jornada? por que não desceste a tua casa?
11
Respondeu Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá estão em tendas e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao relento e entrarei eu na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Como vives tu, e como vive a tua alma, não farei tal coisa.
12
Então disse Davi a Urias: Fica ainda hoje aqui, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.
13
E Davi o convidou a comer e a beber na sua presença, e o embebedou e à tarde saiu Urias a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor, porém não desceu a sua casa.
14
Pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe, e mandou-lha por mão de Urias.
15
Escreveu na carta: Ponde Urias na frente onde for mais renhida a peleja, e retirai-vos dele, para que seja ferido e morra.
16
Enquanto Joabe sitiava a cidade, pôs Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.
17
Quando os homens da cidade saíram e pelejaram contra Joabe, caíram alguns do povo, isto é, dos servos de Davi morreu também Urias, o heteu.
18
Então Joabe mandou dizer a Davi tudo o que sucedera na peleja
19
e deu ordem ao mensageiro, dizendo: Quando tiveres acabado de contar ao rei tudo o que sucedeu nesta peleja,
20
caso o rei se encolerize, e te diga: Por que vos chegastes tão perto da cidade a pelejar. Não sabíeis vós que haviam de atirar do muro?
21
Quem matou a Abimeleque, filho de Jerubesete? Não foi uma mulher que lançou sobre ele, do alto do muro, a pedra superior dum moinho, de modo que morreu em Tebez? Por que chegastes tão perto do muro? Então dirás: Também morreu teu servo Urias, o heteu.
22
Partiu, pois, o mensageiro e, tendo chegado, referiu a Davi tudo o que Joabe lhe ordenara.
23
Disse o mensageiro a Davi: Os homens ganharam uma vantagem sobre nós, e sairam contra nos ao campo porém nos os repelimos até a entrada da porta.
24
Então os flecheiros atiraram contra os teus servos desde o alto do muro, e morreram alguns servos do rei e também morreu o teu servo Urias, o heteu.
25
Disse Davi ao mensageiro: Assim dirás a Joabe: Não te preocupes com isso, pois a espada tanto devora este como aquele aperta a tua peleja contra a cidade, e a derrota. Encoraja-o tu assim.
26
Ouvindo, pois, a mulher de Urias que seu marido era morto, o chorou.
27
E, passado o tempo do luto, mandou Davi recolhê-la a sua casa: e ela lhe foi por mulher, e lhe deu um filho. Mas isto que Davi fez desagradou ao Senhor.

topo

1 Pedro 1

1-21
1
Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos peregrinos da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia.
2
eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
3
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
4
para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós,
5
que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo
6
na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações,
7
para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo
8
a quem, sem o terdes visto, amais no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória,
9
alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.
10
Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada,
11
indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.
12
Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho para as quais coisas os anjos bem desejam atentar.
13
Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação de Jesus Cristo.
14
Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância
15
mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento
16
porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo.
17
E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação,
18
sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais,
19
mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo,
20
o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós,
21
que por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de modo que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.

topo
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter