Ó Senhor, ajuda-me a andar pelos teus justos caminhos. Tenho muitos inimigos que desejam me afastar de Ti. A cada passo, mostra-me por onde devo ir, aonde devo pisar! Salmo 5.8
Daily reading in version Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Portuguese


2 Samuel 23
2 Samuel 24
2 Pedro 2

2 Samuel 23


1
SÃO ESTAS AS últimas palavras de Davi: "Fala agora Davi, o filho de Jessé. Davi, o homem a quem Deus permitiu e proporcionou sucessos maravilhosos; Davi, o escolhido do Deus de Jacó; Davi, o doce salmista de Israel:
2
O Espírito do Senhor falou por mim e a sua palavra estava na minha boca.
3
Deus, a Rocha de Israel me disse: 'Um virá para governar com justiça, Para reinar no temor de Deus.
4
Ele será como a luz da manhã; Como um amanhecer claro, sem nuvens, que faz brotar na terra a grama verde e macia, como o sol que brilha depois de uma chuva.
5
E a minha família foi a escolhida! Sim, Deus fez um trato comigo; o seu acordo é eterno, final e selado. Ele cuidará constantemente da minha segurança e do meu sucesso.
6
Mas os infiéis são como espinhos que são atirados fora, porque ferem as mãos que neles tocam.
7
Quem quiser cortá-los precisa proteger-se; Eles devem ser destruídos com fogo."
8
Estes são os nomes dos Três Maiores - os homens mais valentes do exército de Davi: o primeiro era Josebe-Bassebete, de Taquemoni, conhecido também por Adino, o eznita. Este, uma vez matou oitocentos homens numa batalha.
9
O segundo era Eleazar, filho de Dodô, e neto de Aoí. Ele era um dos três que, com Davi, destruiu os filisteus, depois que o exército de Israel já se havia dispersado.
10
Eleazar matou os filisteus até sua mão não agüentar mais empunhar a espada; o Senhor lhe deu uma grande vitória. O restante do exército não voltou, a não ser na hora de recolher o que ficou.
11
Depois de Eleazar vem Samá, filho de Agé, de Harar. Uma vez, durante o ataque de uma tropa dos filisteus, quando todos os homens de Davi fugiram, ele se colocou sozinho num campo de lentilhas e derrotou os filisteus. Deus lhe deu uma grande vitória.
13
Uma vez, quando Davi estava na caverna de Adulão e os invasores filisteus estavam acampados no vale de Refaim, três dos trinta valentes chefes do exército de Israel desceram à caverna para ficar com Davi.
14
Davi estava na fortaleza nessa ocasião, e os filisteus na cidade vizinha de Belém.
15
Então Davi disse: "Estou com tanta vontade de tomar daquela água pura do poço da cidade!" O poço ficava perto da porta da cidade.
16
Os três homens atravessaram com valentia as fileiras dos filisteus, tiraram a água do poço e a trouxeram a Davi. Ele, porém, se recusou a tomá-la! Em vez disso, despejou a água no chão como oferta ao Senhor.
17
"Não, meu Deus!" ele exclamou; "eu não posso tomar essa água. Ela é como se fosse o sangue destes homens que arriscaram a sua vida por mim, atravessando as fileiras dos filisteus."
18
Desses três homens, Abisai, o irmão de Joabe, filho de Zeruia era o mais valente. Uma vez ele com a sua lança feriu e matou trezentos inimigos. Foi com esse ato que ele ganhou lugar entre os mais valentes de Israel. Ele era o principal dos valentes oficiais do exército e era também o chefe deles. Mas não chegou a ser um dos Três Maiores.
20
Havia também Benaia, filho de Joiada, um heróico soldado de Cabzeel. Benaia matou os dois maiores heróis de Moabe. Numa outra ocasião ele desceu numa cova e, apesar da neve lisa que cobria, o chão, atacou um leão que ali estava e o matou.
21
De outra feita, com um cajado na mão, matou um guerreiro egípcio que estava armado com uma lança; ele arrancou a lança da mão do egípcio, e com ela o matou.
22
Estes são alguns dos feitos de Benaia; ficou tão famoso como os Três Maiores.
23
Ele estava entre os trinta mais valentes, porém não fazia parte do grupo dos Três Maiores. Davi fez de Benaia o chefe da sua guarda pessoal.
24
Asael, irmão de Joabe, fazia parte do grupo dos trinta valentes. Os outros eram: ElHanã (filho de Dedó), de Belém; Samá, de Harode; Elica, de Harode; Helez, de Palti; Ira (filho de Iques), de Tecoa; Abiezer, de Anatote; Mebunai, de Husate; Zalmom, de Aoí; Maarai, de Netofate; Helebe (filho de Baaná), de Netofate; Hitai (filho de Ribai), de Gibeá, da tribo de Benjamim; Benaia, de Piratom; Hidai, do ribeiro de Gaás; Abi-AIbom, de Arbate; Azmavete, de Baurim; Eliaba, de Saalbom; Bené-Jásen; Jônatas; Samá, de Harar; Aião (filho de Sarar), de Harar; Elifelete (filho de Aasbai), de Maaca; Eliã (filho de Aitofel), de Giló; Hezrai, do Carmelo; Paarai, de Arba; Igal (filho de Natã), de Zobá; Bani, de Gade; Zeleque, de Amom; Naarai, de Beerote, era o que trazia as armas de Joabe (filho de Zeruia); Ira, de Itra; Garebe, de Itra; Urias o heteu - trinta e sete ao todo.

top

2 Samuel 24


1
MAIS UMA VEZ Deus ficou descontente com Israel, porque Davi foi levado a fazer mal mediante a contagem do povo de Israel e de Judá.
2
Davi disse a Joabe, o comandante-chefe do seu exército: "Faça uma contagem de todo o povo desde uma extremidade da nação à outra, para que eu saiba qual é a população total".
3
Porém Joabe respondeu: "Deus faça o rei viver até que veja a população do seu reino aumentada de cem vezes o número que tem agora. Mas o rei não tem direito algum de se alegrar na força desse povo."
4
Contudo, a ordem do rei prevaleceu, e Joabe e seus oficiais saíram para contar o povo de Israel.
5
Em primeiro lugar eles atravessaram o Jordão e acamparam em Aroer, ao sul da cidade que fica no meio do vale de Gade, perto de Jazer;
6
depois foram a Gileade, na terra dos heteus e até Dã-Jaã e se viraram para Sidom;
7
depois foram para a fortaleza de Tiro, e a todas as cidades dos heveus e cananeus; também ao sul de Judá até Berseba.
8
Tendo eles percorrido toda a terra, completaram sua tarefa em nove meses e vinte dias.
9
E Joabe relatou ao rei o resultado do recenseamento: oitocentos mil homens inscritos dentro da idade exigida em Israel; e quinhentos mil em Judá.
10
Depois de mandar fazer o recenseamento, Davi se arrependeu, achando que havia procedido mal; e ele disse ao Senhor: "O que eu fiz estava errado. Por favor, meu Deus, perdoe essa minha fraqueza" .
11
Na manhã seguinte, Deus falou ao profeta Gade, que era o intermediário entre Davi e Deus. Disse o Senhor a Gade:
12
"Diga a Davi que darei a ele três escolhas para que aceite uma delas".
13
Gade procurou Davi e transmitiu a ele as palavras do Senhor; e perguntou: "Qual destas três escolhas você prefere? - sete anos de fome por todo o seu reino; a sua fuga durante três meses diante dos seus inimigos; ou você se submeterá a três dias de praga sobre a sua terra. Pense bem e me dê a resposta, pois o Senhor quer saber qual a sua escolha".
14
"É uma decisão difícil", respondeu Davi; "mas eu acho que é melhor cair na mão do Senhor - pois sua misericórdia é grande - do que cair nas mãos dos homens. Portanto, fiz minha escolha: que o Senhor mande os três dias de praga."
15
Assim o Senhor mandou uma peste sobre Israel naquela manhã, e essa peste durou três dias; a peste causou a morte de setenta mil homens em toda a nação.
16
O anjo da morte preparava-se para destruir Jerusalém; mas o Senhor mandou que parasse. O anjo da morte tinha chegado no terreiro de Araúna, o jebuseu.
17
Quando Davi viu o anjo que feria a terra, ele disse ao Senhor: "Ó Deus, eu sou o único que pequei contra o Senhor! Por que meu povo, que me segue como rebanho, precisa pagar pelo meu erro? Deixe que o seu castigo caia somente sobre mim e a minha família."
18
Naquele dia Gade veio a Davi e disse: "Vá e edifique um altar no terreiro de cereais de Araúna, o jebuseu."
19
E Davi apressou-se em fazer o que o Senhor lhe ordenou.
20
Quando Araúna viu o rei e seus homens encaminhando-se em sua direção, saiu ao encontro deles e diante deles lançou-se ao chão com o rosto em terra.
21
"Por que veio até aqui?" Araúna perguntou ao rei. Ao que Davi respondeu: "Vim comprar o seu terreiro de cereais para edificar nele um altar ao Senhor; assim Ele fará cessar a peste que está destruindo o pais."
22
"Tudo aqui está à sua disposição," disse Araúna ao rei. "Aqui estão os bois para o sacrifício queimado; aqui estão os instrumentos, a madeira e tudo de que o rei precisa para construir o altar, e também aqui está o material necessário para o fogo que será aceso sobre o altar.
23
Tudo isso é seu, uma oferta minha, e que Deus aceite o seu sacrifício."
24
Mas o rei disse a Araúna: "Não, não quero nada disto de graça. Quero comprar, pois não desejo oferecer ao Senhor meu Deus sacrifício daquilo que não me custou nada". Assim Davi pagou pelo terreiro e pelos bois.
25
E Davi edificou ali um altar ao Senhor e ofereceu sacrifícios de paz. E o Senhor ouviu suas orações, e a praga cessou.

top

2 Pedro 2


1
Mas no passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também haverá entre vocês falsos mestres. Eles sutilmente introduzirão heresias destrutivas, até mesmo negando o Senhor que os comprou, trazendo sobre si mesmos uma repentina destruição.
2
E muitas pessoas seguirão as suas práticas sexuais sem limite, sem sentimento de vergonha e sem se importar com o que os outros pensam. E por causa deles, o caminho da verdade será difamado.
3
E por causa do seu insaciável desejo por dinheiro, eles explorarão vocês com palavras enganosas. Sua condenação há muito tempo pronunciada não está sentada de braços cruzados; sua destruição não dorme.
4
Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas lançou-os num lugar temporário de tortura e tormento conhecido pelo os gregos como Tártaro, os entregando aos abismos da escuridão, onde ficarão presos até o julgamento.
5
Também ele não poupou o mundo antigo quando trouxe o dilúvio sobre aquele povo que o desprezava, mas preservou Noé, um pregador da justiça, e mais sete pessoas.
6
E ele condenou as cidades de Sodoma e Gomorra à destruição, reduzindo-as a cinzas, tornando-os um exemplo do que acontecerá com as pessoas que desprezam a Deus.
7
Mas Deus também resgatou Ló de Sodoma porque era um homem justo que estava cansado e angustiado por causa do comportamento imoral de homens sem princípios morais.
8
Sim, Ló era um homem justo que foi atormentado na sua alma pelas maldades que ele via e ouvia dia após dia.
9
Vemos, portanto, que o Senhor sabe como livrar as pessoas que são devotas e tementes a ele das provações e manter em castigo os injustos para o dia do juízo,
10
e especialmente aqueles que são abandonados à sensualidade - desejando, como eles fazem, os prazeres poluídos e desprezando a autoridade. Atrevidos e arrogantes, eles não tremem enquanto insultam aqueles que estão em posições exaltadas;
11
enquanto que anjos, embora maiores em poder e força, não os acusam com insultos na presença do Senhor.
12
Mas estes falsos mestres, como animais que não pensam, criaturas de instinto, nascidos para serem apanhados e destruídos, insultam coisas que não entendem, e como animais, serão destruídos.
13
Sua destruição é a recompensa pelo mal que causaram. Eles têm prazer em satisfazer os seus desejos sensuais em pleno dia. Eles são uma desonra, uma mancha entre vocês, tendo abertamente prazer nos seus próprios enganos mesmo enquanto comem com vocês.
14
Eles querem ter relações sexuais com cada mulher que veem, e nunca param de desejar pecado. Levam pessoas instáveis a pecar, e só pensam em ganhar dinheiro. Filhos malditos!
15
Eles abandonaram o caminho certo e se desviaram, seguindo as pegadas de Balaão, filho de Beor, que amou ser pago para fazer o que era errado.
16
Mas ele foi impedido da sua loucura quando sua jumenta o repreendeu com voz humana por causa do seu pecado.
17
Estes homens são tão inúteis como fontes sem água e nuvens levadas pela tempestade, prometendo muito e não dando nada. O lugar mais escuro das trevas está reservado para eles.
18
Pois, falando em voz alta palavras infladas que não dizem nada e, usando como isca promessas de realização ilimitada dos apetites carnais, especialmente os desejos sexuais sem limite, eles seduzem as pessoas que mal estão escapando aos que vivem no erro.
19
Eles prometem liberdade, mas eles mesmos são escravos da corrupção. Pois uma pessoa é escrava de qualquer coisa que a controle.
20
Pois se as pessoas que têm escapado das contaminações do mundo através do conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo se envolvem novamente com pecado e ficam escravizadas por ele, ficam numa condição pior do que a que estavam antes.
21
Seria melhor que eles nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que depois de tê-lo conhecido, rejeitar o santo mandamento que lhes foi dado.
22
Eles são a prova de que este provérbio é verdade: "O cão retorna ao seu vômito", e "a porca, depois de se lavar, volta a rolar na lama".

top
Join our community
Facebook
Twitter